CFF e Fiocruz disponibilizam dois cursos gratuitos sobre testes rápidos de Covid-19

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) estão com inscrições abertas para cursos a distância sobre a execução de testes rápidos para Covid-19 destinados à capacitação de profissionais da saúde.

Com o avanço da pandemia e a descoberta de novas variantes do SARS-CoV-2, os testes rápidos para detecção de antígenos compõem uma das estratégias do Ministério da Saúde para a identificação e triagem precoce de novos casos de Covid-19.

As farmácias e laboratórios são os principais estabelecimentos de saúde envolvidos na aplicação de testes rápidos. Em todos os locais, além de garantir o cumprimento de requisitos de infraestrutura e biossegurança, cabe ao farmacêutico entender outros aspectos como, por exemplo, coleta da amostra, interpretação e notificação do resultado.

O curso “Rastreamento em saúde e realização de "Testes rápidos" para Covid-19” é oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da plataforma Edufarma, disponível em: https://edufarma.cff.org.br/

A inscrição é gratuita e aberta para os profissionais com inscrição no Conselho Regional de Farmácia.

Com o título “Treinamento de profissionais de saúde para aplicação de testes rápido de Covid-19”, o curso da Fiocruz tem carga horária de 15 horas.

Diferentemente do curso do CFF, o treinamento disponibilizado pela Fiocruz aborda de modo específico o uso dos kits testes rápidos qualitativos para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2 produzidos por Bio – Manguinhos (TR COVID-19 Ag, TR DPP® COVID-19 Ag e TR SARS-CoV-2 Ag) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IU-IVD-009-TR-Covid).

São oferecidas 10 mil vagas a profissionais de várias áreas, disponíveis até 31/12 de 2023.

As inscrições estão no campus virtual da Fiocruz, disponível no link: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/treinamentokitcovid19/formulario