Home
BeloiConselho Regional de Farmácia de Minas Gerais |
 
   
  Outras notícias
   

CFF e MEC assinam acordo
CFF | 01/09/2009

Agora, é oficial: o Conselho Federal de Farmácia (CFF) irá participar do processo de avaliação dos cursos de Farmácia, em todo o Brasil, por meio do qual serão autorizados a abertura, o reconhecimento e a renovação de reconhecimentos dos mesmos. A atuação do CFF na avaliação dos cursos foi sacramentada, hoje (28.08.09) à tarde, pelo termo de colaboração assinado pela Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci, representando o Ministro Paulo Haddad, e o Presidente do Conselho, Jaldo de Souza Santos.

Para Souza Santos, o termo de colaboração representa primeiramente o respeito e a confiança do MEC no Conselho Federal de Farmácia, além do desejo do Ministério de atuar junto ao CFF. “Há muito tempo, venho reivindicando a nossa participação no processo de avaliação dos cursos, porque nos sentimos capacitados para tanto, vez que nós já vínhamos nos debruçando em complexos estudos sobre o ensino brasileiro; já tínhamos realizado várias pesquisas apuradas sobre a situação dos cursos de Farmácia, por meio de nossa Comissão de Ensino (Comensino)”, disse o Presidente do CFF. Acrescenta que o CFF não apenas fez uma radiografia da situação do ensino farmacêutico, como apontou caminhos aos cursos, com vistas a que estes cumpram as determinações das Diretrizes Curriculares, instituídas, em 2002.

A Presidente da Comensino, Magali Demenor Bermond, Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo, lembra que o Decreto Federal 5773/2006 já previa a atuação dos Conselhos de profissões regulamentadas no processo avaliativo dos cursos.

Ela atribui o convite do MEC ao CFF, para que ambos assinassem o termo de colaboração, aos estudos realizados pelo Conselho Federal de Farmácia sobre a realidade do ensino farmacêutico brasileiro e sobre as propostas de como os cursos devem adequar-se ao que preconizam as Diretrizes Curriculares. Os estudos levam os títulos de “Modelo referencial de ensino para uma formação farmacêutica com qualidade” e “Os desafios da educação farmacêutica, no Brasil”. Ambos foram publicados sob a forma de livros, em 2008.

A COMENSINO – A Comissão de Ensino do CFF é composta pelos farmacêuticos professores Carlos Cecy (PR), Ely Eduardo Saranz Camargo (SP), Magali Demoner Bermond (ES), Nilsen Carvalho Fernandes de Oliveira Filho (RN) e Zilamar Costa Fernandes (RS).

     
   
imprimir
 

enviar

  RSS
     
  Mais notícias
    Folha Online | Seis medicamentos fitoterápicos são incluídos na lista do SUS
| Mercosul pode ter código farmacêutico único
| Proibido o uso estético de câmaras de bronzeamento
| Impossibilitada a cumulação de responsabilidade técnica de farmacêutico por não ser possível concili
CFF | CFF e MEC assinam acordo
CFF | CFF apóia Projeto de Lei nº 3752
CFF | Nova Lei proíbe captação de receitas por estabelecimentos que não sejam farmácias
CFF | Nova Lei proíbe captação de receitas por estabelecimentos que não sejam farmácias
Anvisa | Anvisa vai incluir os antibióticos entre os medicamentos de uso controlado
Anvisa | Anvisa adota medidas emergenciais para vacinas contra Influenza
| NOTA TÉCNICA - CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA
Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa | Projeto Educanvisa 2009 promove a saúde nas escolas
Sebrae | Adequação sanitária para indústrias de cosméticos SEBRAE-MG e parceiros criam projeto que beneficiar
CBAC | Parceria entre Ministério da Saúde e SBAC será firmada durante 36º CBAC
Folha Online | Brasil terá duas bulas de remédio até o final do ano
Anvisa | Legislação vai incentivar exportação de cosméticos
Estado de Minas | Remédios e Elétros
Anvisa | Anvisa aumenta controle sobre a venda de antiinflamatórios
CFF | CFF e CFM unidos pelo controle das prescrições
Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina | Faculdade de Medicina da UFMG abre inscrições para pós-graduação
SUS | SUS precisa melhorar, diz Temporão
Estado de Minas | SUS distribuirá remédios
Estado de Minas | Inaladores sob suspeita
A Tarde - BA | Estudo testa eficácia de medicamento para diabetes tipo 1
CFM | Enfermeiros proibidos de prescrever medicamentos
Folha de São Paulo | Brasil produz genérico de remédio para Aids
Anvisa | Sistema amplia controle sobre emagrecedores
Anvisa | Anvisa suspende medicamentos com irregularidades
O Tempo | Brasil é o 3º maior em consumo de anfetaminas
Estado de Minas | A história dos genéricos no Brasil
Folha de São Paulo | Vendas de genérico sobem 4% em junho
Anvisa | Soros e vacinas terão nomenclaturas padronizadas
O Estado de SP | Brasil desenvolve nanodroga, menos tóxica
Estado de Minas | Universidade nota dez
Anvisa | Registro poderá ser exigido para insumos farmacêuticos
Folha de São Paulo | EUA vão proibir laboratórios de dar brindes a médicos
Anvisa | Suspensas as propagandas do medicamento genérico Sibutramina
Jornal Hoje em Dia | Preconceito reduz aceitação de remédio manipulado
Jornal O Dia | Anvisa aprova medicamento para o tratamento de psoríase crônica
O Estado de São Paulo | Droga elimina parasita da doença de Chagas
Anvisa | Consulta Pública da Anvisa é debatida em comissão do Senado
Anvisa | Sprays nasais poderão ter versão genérica

MBA

   
Licitações
  Acompanhe aqui os editais em aberto.
   
Formulários
  Encontre com facilidade os formulários do CRF-MG.

 

     
Mapa do Site
Rua Sergipe, 28 • Funcionários • Belo Horizonte • CEP 30.130-170 • Telefax.: (31) 3218-1000 • Email.: crfmg@crfmg.org.br
ETC Comunicação Empresarial
Debarry Desenvolvimento de Sistemas