Comunicado sobre a vacinação contra a Covid-19

Como a maioria da população, os farmacêuticos estão preocupados e ansiosos em busca de respostas sobre quando serão vacinados, principalmente os da rede privada.

Todos os dias, o CRF/MG tem recebido inúmeros telefonemas dos profissionais questionando a possibilidade de o Conselho interferir ou contribuir para que a vacinação ocorra o mais rapidamente possível.

O CRF/MG entende a preocupação de todos e comunica que todas as medidas possíveis e cabíveis têm sido adotadas, entre elas:

-Oficiou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)

-Oficiou a Associação Mineira de Municípios (AMM)

-Oficiou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems)

-Oficiou diretamente as prefeituras

-Solicitou a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) para assegurar a imunização aos farmacêuticos

-Tem participado e acompanhado as reuniões do Conselho Estadual de Saúde, reivindicando a vacinação para a categoria

-Reunião com os fiscais orientando-os a passar as informações durante as inspeções

Mas, você, farmacêutico, também pode contribuir. Como?

Por meio de uma grande mobilização cobrando diretamente do secretário de Saúde do seu município, mostrando a ele que o CRF/MG já enviou ofício solicitando a vacina.

Você pode também buscar o Conselho Municipal de Saúde (CMS) da sua cidade e formalizar a sua solicitação de vacina para o farmacêutico. No site https://www.consasems.org.br/rede-conasems/dados tem informações de como acessar o CMS.

Disponibilizamos no link https://crfmg.org.br/arquivos/oficio-circular-03-2021-crfmg.pdf o ofício que o CRF/MG encaminhou aos secretários e que pode ser usado por você para também levá-lo pessoalmente.

Essa ação pode ser por meio da sua Associação de Farmacêuticos, ou juntamente com um grupo de farmacêuticos ou até mesmo sozinho.

Preparamos ainda uma solicitação de inclusão dos farmacêuticos no grupo prioritário, que você pode imprimir e também levar ao CMS e aos secretários. Acesse https://crfmg.org.br/arquivos/solicitacao-para-vacinacao-covid19.pdf.

Como todos sabem, o Plano Nacional de Imunização é dividido em fases, estando na primeira os profissionais de saúde, entre eles, os farmacêuticos. Sabemos que há farmacêuticos e outros profissionais da saúde que, literalmente, estão na linha de frente, se arriscando. Como não há ainda doses suficientes para todos, é preciso que prevaleça o bom senso.

Mas se tivermos conhecimento de que o PNI está sendo descumprido, privilegiando outras categorias de saúde em detrimento dos farmacêuticos, comunique-nos que vamos tomar as medidas judiciais cabíveis.

Você pode também denunciar no 136, do Ministério da Saúde, no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no telefone (31) 3330-8409, na Ouvidoria do MPMG, no site www.mpmg.mp.br e ainda enviar e-mail para o CRF/MG vacinacovid19@crfmg.org.br

Acreditamos que juntos podemos fazer uma grande mobilização, visando assegurar o nosso direito em receber a vacina.

 Diretoria do CRF/MG

Gestão 2020-2021