No intuito de auxiliar os diversos pesquisadores, de instituições de todo o país, que solicitam apoio do CRF/MG para divulgação de suas pesquisas científicas, criamos este espaço que visa divulgar o link de formulários para coletas de dados de pesquisas em andamento, cujo tema seja relevante para área farmacêutica.

Para se cadastrar, o pesquisador solicitante deve responder o formulário disponível no link abaixo:

Preencher Formulário

Deverá ser informado o título da pesquisa, dados dos autores, dados do orientador, nome da instituição, objetivo e parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.

Após análise da Assessoria Técnica e deferimento pela Diretoria do CRF/MG (aproximadamente 15 dias), a pesquisa poderá ser divulgada no site.

Atenção: o CRF/MG não participa como coautor ou parceiro na pesquisa e, dessa forma, não se responsabiliza pela análise e tratamento dos dados coletados. Este é apenas um apoio técnico para a divulgação do questionário, cuja participação é totalmente opcional e voluntária.

Barreiras e facilitadores para usos da Classificação Internacional de Doenças por profissionais de saúde no Brasil

A CID é empregada no estabelecimento de diagnósticos, para representar a informação sobre doenças em prontuários de pacientes e sistemas de informação em saúde institucionais, regionais, nacionais e internacionais. Até o momento, a CID contou com onze revisões para sua atualização que expressam a evolução do conhecimento científico em Saúde, as mudanças sociais e culturais, mas também mudanças impostas pelos avanços tecnológicos. Pela importância da CID, poder-se-ia imaginar que todos os profissionais de saúde a conhecem em profundidade e sabem usá-la. No entanto, alguns estudos anteriores de nosso grupo de pesquisa ponderam que existe um potencial desconhecimento em como usar a CID e em como aplicá-la no fazer clínico diário, fato que pode trazer várias implicações para a assistência do paciente, estatísticas de doenças, gestão da saúde e estabelecimentos de políticas públicas. Assim, este estudo tem por objetivo fazer um mapeamento sobre os desafios para a implementação da CID-11, identificando barreiras e facilitadores de seu emprego que possam subsidiar ações para o melhor uso da CID-11 no território nacional. Este estudo tem por objetivo principal mapear os desafios para a implementação da CID-11, identificando barreiras e facilitadores de seu emprego que possam subsidiar ações para o melhor uso da CID-11 no território nacional. Como objetivos específicos, mapear se profissionais de saúde que atuam no SUS conhecem os navegadores da CID-10 e da CID-11 para consulta; se profissionais de saúde que atuam no SUS recebem treinamento contínuo para uso da CID e verificar se profissionais de saúde que atuam no SUS lêem as notas da CID-10 e CID-11 antes de atribuir um diagnóstico ao paciente.

Maiores informações sobre a pesquisa estão disponíveis em: https://www.ourlabishere.com.br/2024/10/barreiras-e-facilitadores-para-usos-da.html.

Acessar Formulário
Aberto até 30/09
CENSO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS

O (a) Sr. (a) está sendo convidado (a) a participar da pesquisa: “O CENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EM ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS” que tem por objetivo conhecer as estratégias de descarte, recolhimento, transporte e destinação final de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em estabelecimentos participantes da cadeia logística farmacêutica, bem como as principais dificuldades apresentadas para a implantação da logística reversa de medicamentos (LRM), buscando propor soluções para os problemas enfrentados.

 

Sua participação é importante e voluntária e vai gerar informações que serão úteis para a melhoria contínua das ações de LRM. Entender o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre a temática de LRM poderá embasar o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento, assim como identificar os dificultadores para a implantação da LRM, poderá auxiliar os entes da cadeia logística reversa de medicamentos a buscar soluções para a adequada operacionalização da LRM.

A seguir será apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), as orientações para preenchimento e o questionário. 

Acessar Formulário
Aberto até 30/10