5º Congresso Mineiro de Farmácia movimenta a histórica Diamantina

Comunicação CRF/MG - 26/09/2022 às 16:08:43

5º Congresso Mineiro de Farmácia movimenta a histórica Diamantina

 

 

 

Sucesso é a palavra que define o 5º Congresso Mineiro de Farmácia (5CMF) realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, em Diamantina.

O evento movimentou o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJM), parceira do CRF/MG na realização do congresso.

Foram três dias de imersão em conhecimento com 76 palestras, cursos, mesas-redondas ministrados por 68 especialistas em suas respectivas áreas.

Com o tema ‘História farmacêutica: caminhos de conquistas e sucessos”, o 5CMF encantou desde sua abertura. Elogios não faltaram à organização do evento que escolheu o grupo diamantinense “Choro Malandrinho” para a execução dos Hinos Nacional e do Farmacêutico, na voz da cantora Xandreli, também diamantinense.

Após a cerimônia de abertura, a palestra magna “A origem da Farmácia Clínica no Brasil”, proferida pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), farmacêutico Tarcísio José Palhano, que recebeu os aplausos da plateia que ficou de pé para reverenciar o palestrante no anfiteatro do campus JK1.

No pavilhão de auditórios, no campus JK2, congressistas, palestrantes e expositores se encantaram com os estandes, especialmente o do CRF/MG.

O painel instagramável e o “Museu da Farmácia” atraíram visitantes o tempo todo. Nesse espaço, foi montada uma linha do tempo da farmácia, com peças gentilmente cedidas pelo museu da UFOP, UFMG e UFVJM.

A presidente do Congresso, a vice-presidente do CRF/MG, Márcia Alfenas, faz um balanço desses três dias. “Essa gestão do Conselho sempre teve como meta levar conhecimento técnico-científico aos farmacêuticos mineiros. O congresso foi uma oportunidade de disseminar esse conhecimento a centenas de profissionais e acadêmicos. Posso dizer que conseguimos alcançar o nosso objetivo e vamos avançar ainda mais. Obrigada a todos que contribuíram na concretização de mais esse projeto”, ressalta.

Em seu discurso, Márcia lembrou os caminhos e a evolução da farmácia ao longo dos séculos. Para lembrar os feitos dos farmacêuticos e a evolução da Farmácia ao longo dos séculos ela citou Juscelino Kubitschek, filho ilustre de Diamantina: “Para o sonho converte-se em realidade, há necessidade de coragem, audácia e determinação”, valores, segundo ela, que não faltam aos profissionais farmacêuticos.

Trabalhos científicos

Os resumos científicos premiados, avaliados comissão científica avaliadora, foram anunciados no encerramento do evento no estande do Conselho. Todos os trabalhos apresentados no congresso serão publicados nos anais da revista científica do Conselho a Brazilian Journal of Health and Pharmacy (BJHP).

Foram classificados:

Primeiro Lugar

Planejamento estratégico para implementação do Serviço de Farmácia Clínica em um hospital: percepções e relato de experiência

Autor responsável: Jordânia Ferreira Martins

Segundo Lugar

Ensino de graduação em Farmácia e perfil do profissional farmacêutico graduado na UFVJM: avaliação junto  aos egressos do período 2006-2021

Autor responsável: Valéria Macedo Cardoso

Terceiro Lugar

Adesão à vacinação contra o papiloma vírus humano no município de Diamantina – MG: Estudo retrospectivo de 2014 a 2020

Autor responsável: Nara Yana Lima Costa

Quarto Lugar

Análises das imagens do ciclo de replicação de um novo vírus isolado de amostra ambiental do Parque Estadual do Rio Preto

Autor: Kaliston Aurélio Lomba

Quinto Lugar

Dois trabalhos tiveram a mesma pontuação, portanto, houve empate. São eles:

Cardiotoxicidade dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina: revisão sistemática e metanálise.

Autor responsável: Luana Amaral Pedroso

Liga Acadêmica de Farmácia como estratégia para formação diferenciada em saúde: Relato de experiência

Autor responsável: Anthony Didier Braga Lopes

Todos foram premiados com uma inscrição para o 16º Congresso de Farmácia. O primeiro, segundo e terceiros lugares ainda receberam uma bolsa de pós-graduação oferecida pelo ICTQ de 100%, 75% e 50%, respectivamente. Também ganharam livros e fones de ouvido.

O 5CMF teve como patrocinadores e apoiadores: Grupo Qualicorp, Biocom, Chiesi, Centerlab, Oriente Farma, Farmácia Indiana, Perfur, Laboratório Emílio Avelar, UFVJM, CFF, Anfarmag, Sobrafo, AMF, Sinfarmig, Prefeitura de Diamantina, Conselhos Regionais de Farmácia do MT, PE, PA, CE, RO, SE, SP, GO e BA.

A todos, o nosso muito obrigado!

O nosso próximo grande encontro técnico-científico já está marcado. Esperamos encontra-los no 16º Congresso de Farmácia e Bioquímica, em agosto de 2023, no Minascentro, em Belo Horizonte.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG