Diga não à venda de medicamentos em supermercados! Tema será debatido na Câmara dos Deputados nessa terça-feira

Comunicação CRF/MG - 27/06/2022 às 13:00:11

Em plena “Semana de Conscientização e Combate à Automedicação”, conforme a Lei estadual 21.782/2015, mais uma vez, a profissão farmacêutica é ameaçada com a possibilidade da venda de medicamentos em supermercados. O assunto volta a ser discutido em audiência pública, nessa terça-feira, 28/06, às 10h, na Câmara dos Deputados, o que significa um retrocesso.

É necessária intensa mobilização dos farmacêuticos nesse momento para impedir que o PL seja aprovado. Para isso, o CRF/MG preparou uma carta e a lista de deputados federais mineiros para que todos os farmacêuticos possam cobrar dos parlamentares o posicionamento contrário a esse projeto que significa retrocesso e prejuízo para a população.

A venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares representa altíssimo risco à saúde pública, pois o uso de medicamentos de forma inadequada, sem a indicação e/ou orientação e acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, pode causar danos à saúde.

A permissão de venda de medicamentos em supermercados gerará a falsa impressão de que podem ser tratados como qualquer outra mercadoria e vai reforçar o grave problema da automedicação sem a devida orientação, colocando a vida de muitos brasileiros em risco.

Para se ter ideia, o Brasil registra anualmente cerca de 30 mil casos de internação em decorrência de intoxicação. Os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os que mais intoxicam e são os que farão parte do menu de vendas nos supermercados, pois grande parte deles está na lista de medicamentos de venda livre da Anvisa.

“Não podemos permitir esse retrocesso e essa repetição de ameaças à nossa profissão e à saúde pública. É hora de nos unirmos e pedir o apoio dos deputados federais. Temos que fazer a nossa parte. Vamos enviar e-mails cobrando dos parlamentares posicionamento contrário a esse projeto de lei”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

Faça a sua parte!

Envie essa carta aos deputados federais mineiros

Lista de e-mails dos deputados federais