Em plena “Semana de Conscientização e Combate à Automedicação”, conforme a Lei estadual 21.782/2015, mais uma vez, a profissão farmacêutica é ameaçada com a possibilidade da venda de medicamentos em supermercados. O assunto volta a ser discutido em audiência pública, nessa terça-feira, 28/06, às 10h, na Câmara dos Deputados, o que significa um retrocesso.
É necessária intensa mobilização dos farmacêuticos nesse momento para impedir que o PL seja aprovado. Para isso, o CRF/MG preparou uma carta e a lista de deputados federais mineiros para que todos os farmacêuticos possam cobrar dos parlamentares o posicionamento contrário a esse projeto que significa retrocesso e prejuízo para a população.
A venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares representa altíssimo risco à saúde pública, pois o uso de medicamentos de forma inadequada, sem a indicação e/ou orientação e acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, pode causar danos à saúde.
A permissão de venda de medicamentos em supermercados gerará a falsa impressão de que podem ser tratados como qualquer outra mercadoria e vai reforçar o grave problema da automedicação sem a devida orientação, colocando a vida de muitos brasileiros em risco.
Para se ter ideia, o Brasil registra anualmente cerca de 30 mil casos de internação em decorrência de intoxicação. Os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os que mais intoxicam e são os que farão parte do menu de vendas nos supermercados, pois grande parte deles está na lista de medicamentos de venda livre da Anvisa.
“Não podemos permitir esse retrocesso e essa repetição de ameaças à nossa profissão e à saúde pública. É hora de nos unirmos e pedir o apoio dos deputados federais. Temos que fazer a nossa parte. Vamos enviar e-mails cobrando dos parlamentares posicionamento contrário a esse projeto de lei”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.
Faça a sua parte!
Envie essa carta aos deputados federais mineiros
Lista de e-mails dos deputados federais
Mapa do Site