Os medicamentos prescritos pelos profissionais habilitados, em determinadas situações, podem ser trocados entre as marcas de referência, genéricos e similares, situações que ainda geram dúvidas para a população e para os farmacêuticos.
Para esclarecer sobre como deve ser feita a correta intercambialidade dos medicamentos, os assessores técnicos do CRF/MG Débora Lacorte e Waltovânio Vasconcelos elaboraram nota técnica descrevendo o passo a passo de como os farmacêuticos devem fazer para dispensá-los.
Eles lembram que as prescrições devem ser avaliadas e a troca ou substituição do medicamento é de responsabilidade do farmacêutico ou pelo responsável técnico pela farmácia ou drogaria e deverá ser registrada na prescrição quando não houver restrição por parte do prescritor.
A nota também esclarece sobre a eficácia e segurança do medicamento de referência, do genérico e do similar.
Mapa do Site