Uso de máscara e distanciamento em farmácia continua obrigatório

Comunicação CRF/MG - 28/04/2022 às 16:40:16

Uso de máscara e distanciamento em farmácia continua obrigatório

Embora tenha sido liberado na grande maioria dos estabelecimentos em Belo Horizonte, e que será também adotado pelo Governo de Minas a partir de 1º de maio, o uso de máscara continua obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde. Portanto, é obrigatório em farmácias e drogarias, que são consideradas estabelecimentos de saúde, como preconiza a Lei Federal nº 13.021 de 2014.

Em Belo Horizonte, o Art. 1º do Decreto Municipal nº 17.943, de 27/04/2022, publicado pela prefeitura, estabelece o uso obrigatório da máscara em:

I – em estabelecimentos e serviços de saúde;

II – no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque;

III – no transporte escolar.

Distanciamento de pessoas

No decreto, a Prefeitura de Belo Horizonte recomenda ainda que em locais de espera e filas sejam organizados de forma a respeitar distanciamento de 1m (um metro) entre as pessoas; sinalizar áreas comuns com recomendação sobre distanciamento de pessoas e medidas de prevenção da covid-19.

De acordo com a medida, também devem ser mantidos mecanismos que garantam o distanciamento físico de 1m (um metro), separando os colaboradores que atuam no atendimento ao público, como bilheterias, caixas de supermercados, drogarias e outros.

O CRF/MG reforça a necessidade do uso obrigatório desse equipamento de proteção, dentro de farmácias e drogarias de qualquer natureza.

“Nós, farmacêuticos, devemos lembrar que somos profissionais da saúde e para a nossa proteção e dos demais trabalhadores e usuários de estabelecimentos farmacêuticos, o CRF/MG orienta o uso de máscaras descartáveis como forma de prevenção de doenças respiratórias, principalmente do coronavírus”, ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS
Anuidade
Empresa Nova - Registro