A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anuncia para este sábado, 27/3, a vacinação da primeira dose para os profissionais de saúde acima de 60 anos já cadastrados no seu site.
O cadastro deve ter sido feito até as 23h59 do dia 24 de março. De acordo com a PBH, a ação será exclusiva para este público que, por conta da limitação das doses disponíveis, terá que comprovar vínculo com o serviço de saúde da capital, público e privado. São esperados em torno de 4.300 trabalhadores de saúde.
Quem recebeu a confirmação do cadastro concluído está na listagem para receber a imunização, de acordo com informação da Comunicação da SMSA.
Requisitos
Para receber a 1ª dose da vacina, o trabalhador da saúde deve cumprir os seguintes requisitos:
-ser trabalhador de saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
-ter preenchido o cadastro para vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 24 de março de 2021;
-não ter recebido vacina contra a COVID-19;
-não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 30 dias;
-não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
COMPROVAÇÃO DE VINCULAÇÃO ATIVA COMO TRABALHADOR DE SAÚDE
- O trabalhador de saúde precisa apresentar no dia da vacinação, cumulativamente:
1- Documento de identificação com foto;
2-Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde);
Farmacêutico, se você está regularmente inscrito e não tem a carteira do CRF/MG, entre na sua área restrita, no site, e obtenha a Declaração de Inscrição.
3-Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte, por meio da apresentação de:
-Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
-Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função/
-Contrato de trabalho; ou
-Relatório do CNES; ou
-Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Física 2020 – ano – calendário 2019 ou 2021 – ano calendário 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou
Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
Conforme estabelecido na 5² edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, na estratégia de vacinação dos trabalhadores de saúde “será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação da declaração emitida pelo serviço de saúde”.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Das 7h30 às 16h30
-Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte: Rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia
-Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, 101- Sagrada Família
Das 8h30 às 16h30
-Posto drive-thru COP/BHTrans: Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 – Buritis - -Posto drive-thru: Av. Teresa Cristina, 3.200
-Posto drive-thru Minas Shopping (Doca 3): Av. Cristiano Machado, 4000 – União
Declaração de Vinculação Ativa
Salienta-se que todos os documentos e declarações apresentados são de total responsabilidade do trabalhador e de quem os emitiu e, comprovada a falsidade destes, os responsáveis responderão civil e penalmente por seus atos.
TRABALHADOR DE SAÚDE:
São considerados trabalhadores da saúde: os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).
Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.
Saiba mais
https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19
em VACINAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE CADASTRADOS
Com informações site da PBH
Mapa do Site