CFF - 01/12/2017 às 16:59:10

CFF coloca proposta de nova resolução em consulta pública

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) deliberou no primeiro dia de sua 464ª Reunião Ordinária, que começou na terça-feira, 28 de novembro, e continua até quinta-feira, 30, a colocação em consulta pública de mais uma resolução. A proposta de normativa dispõe sobre as atividades do farmacêutico na prestação de serviços e assessoramento técnico sobre informação de medicamentos e produtos para a saúde. Apresentada pelo Grupo de Trabalho de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do CFF, após alterações de texto inicialmente elaborado pelo CIM CRF-RS/UFRGS, ela conceitua CIMs – Centros de Informação sobre Medicamentos; SIMs – Serviços de Informação sobre Medicamentos; e NATJUs – Núcleos de Apoio e/ou Assessoramento Técnico ao Judiciário, organismos onde são desempenhadas essas atividades. 

A coordenadora do GT, conselheira federal de Farmácia pelo estado do Acre, Rossana Freitas Spiguel, destaca que a regulamentação é urgente e necessária, considerando a ampliação da atuação do farmacêutico nesta área. Como exemplo, ela destaca a presença cada vez mais marcante dos farmacêuticos no Sistema de Justiça, auxiliando juízes nas decisões em processos. Onde ocorre, essa cooperação técnica tem contribuído para amenizar o crescimento do número de ações, que atingiu 1.000% em sete anos, com gastos de R$1,1 bilhão em 2015, segundo estudo feito pelo Instituto de Estudos Econômicos (Inesc).

A resolução proposta, que está sendo colocada em consulta pública, define critérios para o provimento desse serviço pelo farmacêutico. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, conclama os farmacêuticos, demais profissionais da saúde, operadores do Direito e a sociedade em geral a participar. “As contribuições serão fundamentais para aperfeiçoar a proposta”, assinalou o presidente, lembrando do esforço que tem sido feito pelo CFF no sentido de disciplinar, ampliar e resguardar a atuação do farmacêutico, visando ao atendimento das necessidades de saúde da população.

Para ler a proposta de resolução, clique AQUI.

Para encaminhar contribuições à consulta pública, basta clicar AQUI. O prazo vai até o dia 8 de janeiro de 2018.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG