A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Elaine Baptista, participou em Brasília juntamente com um grupo de fiscais mineiros do XIV Encontro Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizado nos dias 18 e 19 de maio.
O grupo, composto pelos farmacêuticos fiscais Bruno Mendonça, Luana Lopes Ferreira, Marcela Ataíde Brant, Julian Mendes Costa, Alexandre Fernandes Leal e o, gerente do Serviço de Fiscalização, Luciano Alves, pôde compartilhar experiências com profissionais de outros estados.
Os ficais do CRF/MG participaram de toda a programação do IV Encontro em Brasília
O presidente do CRF/MG, Luciano Martins Rena e a diretora Júnia Célia de Medeiros também compareceram à reunião, acompanhados da assessora da Diretoria, Aparecida Oliveira. Eles estavam em Brasília para outros compromissos e puderam prestigiar encontro.
“Foi um encontro produtivo e enriquecedor, pois temos realidades diferentes nos Conselhos Regionais de Farmácia, principalmente em função das distâncias territoriais e pelo número de profissionais registrados. Por serem tão diferentes, as experiências trocadas possibilitaram novas reflexões”, explicou Elaine.
O setor de Fiscalização de Minas Gerais foi citado pelo consultor Jurídico do CFF, Gustavo Beraldo, como exemplo de procedimentos administrativos bem- feitos. De acordo com Luciano Alves, esse reconhecimento é fruto de uma boa gestão interna.
A vice-presidente Elaine Baptista participou da mesa-redonda sobre logística de fiscalização
Durante o Encontro de Fiscalização, a vice-presidente Elaine participou da mesa-redonda sobre “Logística da fiscalização dos CRFs, desde o planejamento, ação e execução”, juntamente com o farmacêutico fiscal do CRF-MS Carlos Alberto Nunes Carneiro, e a farmacêutica fiscal do CRF-SC, Gelcimar Moresco.
“Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências de gestão e projetos no Serviço de Fiscalização. Falamos sobre a implantação do perfil de fiscalização, no qual dividimos os avanços do dia a dia. Apresentamos também o projeto Fiscalização Interativa, no qual nossos fiscais ministram palestras para acadêmicos de Farmácia, mas também para a população”, contou a vice-presidente.
Sobre o debate, Elaine ressaltou que sua contribuição como gestora proporcionou uma discussão mais ampla, tendo em vista que os farmacêuticos fiscais falaram de suas rotinas de fiscalização.
Diretores e farmacêuticos fiscais reforçaram a importância da fiscalização nos Conselhos
“O encontro reforçou a importância da fiscalização para o fortalecimento do profissional farmacêutico. Tivemos muitos debates importantes e vejo que Minas Gerais tem se destacado do ponto de vista de gestão. E isso é positivo para o nosso Conselho”, reforçou a vice-presidente.
Resolução
Ainda durante o encontro foi apresentada as propostas de alteração da Resolução 600/2014 do CFF, que trata sobre os procedimentos de fiscalização que os Conselhos Regionais devem seguir.
Luciano Alves explicou que esse documento é fruto de um debate feito em 2016, e que agora a Comissão de Fiscalização do CFF deve apresentar uma minuta de Resolução. O documento ainda precisa ser apreciado pelos conselheiros federais, antes de ser votada.
Mapa do Site