No último dia 13 de março, a presidente do CRF/MG, Yula Merola, protocolou no Ministério da Saúde, em Brasília, documento de solicitação de inclusão do profissional farmacêutico na medida provisória a ser editada pelo governo federal que institui o programa “Mais Saúde da Família”.
Tal programa é uma ferramenta do governo federal, que pretende reformular o modelo assistencial de saúde dinamizado pelo SUS, mediante a implementação de equipes multiprofissionais, em que estes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes irão atuar com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Com a atual legislação, o farmacêutico pode integrar a equipe de saúde realizando atendimento ao paciente, bem como participar de toda organização da atenção farmacêutica.
Para a presidente do CRF/MG, com a atual legislação o farmacêutico pode integrar a equipe de saúde realizando atendimento ao paciente, bem como participar de toda organização da atenção farmacêutica. “Para promover a saúde e evitar problemas relacionados aos medicamentos a atenção farmacêutica é uma importante ferramenta e o farmacêutico um profissional imprescindível dentro do escopo de uma equipe multidisciplinar” destaca a presidente.
Mapa do Site