Nesta quinta-feira, 25 de maio, a campanha pelo Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG, em conjunto com a Prefeitura de Montes Claros durante as ações de alerta para o Dia Nacional contra o Tabaco, movimentou a Praça Dr. Carlos Versiani, na área central em Montes Claros.
Farmacêuticos e acadêmicos orientaram a população sobre o uso correto de medicamentos, sobre os males do tabaco e fizeram aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, entre outros.
Após conceder entrevista à InterTV de Montes Claros, afiliada da Rede Globo, o presidente do CRF/MG, Luciano Rena, participou das atividades, juntamente com a professora e Conselheira Cléia Prado, com o professor e integrante das Comissões Assessoras Parlamentar e de Ensino do CRF/MG, Samuel Góes, e com a professora e integrante da Comissão de Farmácia Clínica do CRF/MG, Maronne Quadros.
Para o presidente do Conselho, “ações como as da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos possibilitam mais uma prestação de serviços dos farmacêuticos à população e uma oportunidade de contribuir para as mudanças de hábito dos usuários de medicamentos”, frisou.
O CRF/MG e os demais 25 CRF’s do país, seguindo orientação do Conselho Federal de Farmácia, aderem ao Desafio Global lançado em 29 de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e trabalham pela meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.
De acordo com dados da OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhão de pessoas atualmente apenas nos Estados Unidos.
Doações
Por iniciativa do colegiado do curso de Farmácia da Funorte, que inclui os professores Cléia Prado, Eurislene Damasceno, Maria Dolores Vaz, Maronne Quadros e Samuel Góes latas de leite em pó e fraldas geriátricas, foram arrecadadas latas de leite em pó e fraldas geriátricas, durante a campanha.
Os produtos serão entregues à Rede de Voluntariado da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI).
Parceiros
Participaram também das ações da campanha os acadêmicos dos cursos de Farmácia da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Faculdade Santo Agostinho e Faculdade Pitágoras.
Além do apoio do Sesc e o Senac, integrados ao Sistema Fecomércio MG, as atividades tiveram o apoio Drogaria Minas-Brasil e a Dubel Farma.
Mapa do Site