Comunicação CRF/MG - 24/01/2017 às 13:01:49

Emoção marca a solenidade do Mérito Farmacêutico do CRF/MG

Depois de quatro dias de palestras e cursos de capacitação, as comemorações relativas ao Dia do Farmacêutico foram encerradas com a solenidade da Comenda do Mérito Farmacêutico, na noite da última sexta-feira, 20 de janeiro, no auditório da IBS/FGV.

Inicialmente, a diretora Gizele Leal ministrou palestra “Gestão, Empreendedorismo e Sucesso na Carreira Farmacêutica”. Logo depois, às 18h, teve início a cerimônia, quando foram homenageados 13 farmacêuticos, de diversas regiões do estado, indicados pela categoria.

A solenidade foi aberta com a composição da mesa com os diretores do CRF/MG (Luciano Rena, Elaine Baptista, Junia Célia de Medeiros e Gizele Leal), o Conselheiro Federal Gerson Pianetti, e o superintendente de Vigilância Estadual da SES-MG, Rilke Novato Públio, que também representou a diretoria colegiada do Sinfarmig. A solenidade foi realizada em parceria com o Sinfarmig.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente Luciano Rena lembrou que a Comenda do Mérito Farmacêutico é uma honraria concedida àqueles que fazem a diferença na profissão. “É uma honra homenagear os colegas que prestam relevantes serviços à sociedade e à profissão”, disse.

O presidente também lembrou os avanços conquistados nos últimos anos, como a edição das Resoluções 585 e 586 (que regulamentam a farmácia clínica e a prescrição farmacêutica) e a publicação da Lei 13.021/2014, que coloca a farmácia como estabelecimento de saúde, mas enfatizou que ainda há um longo caminho a trilhar. “Temos consciência de que o caminho é longo e devemos unir forças com todas as entidades que nos representam para assegurarmos o nosso espaço”, frisou.

Agradecimentos

A emoção marcou a noite solene. Acompanhados dos familiares e amigos, os homenageados destacaram a importância de receber a premiação.

Uma deles, a professora Ana Ribeiro Pinto, da UNIPAC de Barbacena, estava visivelmente emocionada durante o seu agradecimento. “Fui surpreendida com esta homenagem. Agradeço aos meus alunos e ex-alunos e aos colegas que reconhecem o meu trabalho. A este Conselho de Farmácia expresso a minha eterna gratidão”, agradeceu.

Com quase 86 anos de vida e mais de 60 anos dedicados à profissão, o farmacêutico Ney dos Santos Pinto, de Caxambu, fez um breve relato sobre a sua trajetória profissional. Também bastante emocionado, ele agradeceu a premiação. “Foram muitos anos atendendo os moradores da minha cidade e de outros municípios vizinhos. As pessoas não sabem da nossa dedicação e luta durante todos esses anos. Agradeço ao Conselho de Farmácia por esta  homenagem “, disse.

A emoção do farmacêutico Artur Eugênio de Araújo, de Coronel Fabriciano, contagiou a todos. Literalmente chorando, ele lembrou-se do trabalho do seu pai, também farmacêutico, no combate à malária, febre amarela, entre outras doenças, e diz que seguiu o seu exemplo. “Escolhi essa profissão para homenagear o meu pai, pelo trabalho que ele desenvolveu naquela região, na época, paupérrima. Hoje, sei que fiz a escolha certa. E posso dizer: Deveras, eu sou farmacêutico!”, concluiu.

Sorteios

No final do evento, houve sorteios de um curso de curta duração, oferecido pela IBS/FGV, uma inscrição para o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e um passeio de helicóptero, para três farmacêuticos, para um sobrevôo em Belo Horizonte, realizado na segunda-feira, 23 de janeiro.

Foi contemplado com o curso a farmacêutica Sinara Portes Araujo Lopes; a inscrição para o 14º CFBMG ficou com a farmacêutica Maria Beatriz de Almeida Miranda e contemplados com o passeio de helicóptero Samyr James Correia dos Santos, Gean Lucas de Araújo e Elaine Cristina de Abreu Silva.

Quer ver todas as fotos? Então acesse: https://goo.gl/UTgAAG

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG