Comunicação CRF/MG - 25/04/2017 às 14:47:00

Farmacêutico tem direito à vacinação contra gripe

O Ministério da Saúde deu início a mais uma campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) a imunização começou no último dia 17 de abril e prossegue até o dia 26 de maio, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional.

Como profissionais de saúde, os farmacêuticos têm o direito de serem vacinados. Caso isso não aconteça de forma natural, o farmacêutico pode, inicialmente, citar as legislações e Plano Nacional de Vacinação 2017 que lhes dão essa garantia. É importante que o farmacêutico denuncie a dificuldade ou a falta do atendimento aos serviços de Ouvidoria do município do atendimento, na Ouvidoria da SES-MG e ao Conselho.

Para assegurar a inclusão dos farmacêuticos no calendário de vacinação, foram várias as intervenções do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Luciano Rena, junto à SES-MG.

Em 1º de junho de 2016, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, enviou ofício ao CRF/MG, confirmando a inclusão dos farmacêuticos.  “O respaldo para inserção dos farmacêuticos profissionais de saúde, com direito à inclusão no grupo com indicação para receber a vacina contra Influenza está resguardado”, conforme trecho do documento enviado ao Conselho.

A Nota Informativa nº 121, do Ministério da Saúde, também deixa claro que “os farmacêuticos fazem parte do grupo alvo “trabalhadores de saúde” já definido pelo Ministério da Saúde como prioritário para recebimento da vacina Influenza”.

Clique aqui para baixar o Oficio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, assegurando o direito à vacinação.

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG