G1 / TV Integração - 06/02/2017 às 15:12:52

Farmacêuticos participam de curso de capacitação gratuito em Divinópolis

Farmacêuticos de Divinópolis e da região Centro-Oeste participaram, neste sábado (4), de um curso de capacitação voltado para a prescrição de medicamentos. O encontro reforçou a importância da assistência farmacêutica e o direito dos farmacêuticos prescreverem medicamentos não tarjados.

Desde que teve início, em março do ano passado, a capacitação já foi oferecida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF) para mais de 3.500 farmacêuticos em várias regiões do estado. Em Divinópolis, o curso foi realizado para orientar os farmacêuticos da cidade e região sobre a prescrição de medicamentos.

Farmacêuticos participam de capacitação gratuita em Divinópolis (Foto: Reprodução/Tv Integração)

Dentro das atribuições do farmacêutico está que ele pode prescrever medicamentos não tarjados, efetuar uma consulta clínica na farmácia e ainda acompanhar o uso dos medicamentos pelos pacientes, desde 2014 com a lei 13.021.

A legislação sobre esse tema tem sofrido muitas alterações e o debate sobre quem pode prescrever cada tipo de remédio tem estado em alta. Embora o profissional médico seja o profissional capacitado a fazer diagnósticos e prescrever os remédios de uso mais restrito, o farmacêutico tem conhecimento para resolver e indicar fármacos para patologias de menor complexidade.

“A agente procura investigar a causa da doença, o motivo da dor. Se for algo mais simples a gente já passa um medicamento, indica o modo de dosagem o período o modo correto de fazer uso que é muito importante”, explicou o farmacêutico Edson Nogueira.

Mas não precisar de prescrição médica não quer dizer que o remédio pode ser tomado sem um acompanhamentos, sem orientação. Por isso, o CRF ofereceu o curso. “Têm farmácias em todos os bairros e às vezes o acesso ao atendimento médico é um pouco mais complicado. Então, nesse primeira abordagem o farmacêutico pode resolver vários problemas de saúde mais simples”, disse a vice presidente CRF, Elaine Baptista.