Conselho Regional de Farmácia / MG


Comunicação CRF/MG - 18/03/2016 às 13:30:00

Farmacêuticos realizam amanhã (19) mobilização nacional sobre combate ao Aedes aegypti

Diversas ações serão realizadas no estado, com apoio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais e faculdades

Uma grande mobilização nacional, para alertar e orientar a população sobre o necessário e correto combate ao Aedes aegypti, está sendo preparada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com todos os Conselhos Regionais. Farmacêuticos e estudantes de Farmácia vão às ruas das principais cidades do país, neste sábado, dia 19 de março, para, também, explicar sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya -, que têm desafiado o sistema de saúde pública e provocado epidemias e mortes. 

As ações vão acontecer também em Belo Horizonte e em diversas outras cidades do estado. Todas elas contando com o apoio de universidades, que levarão os alunos do curso de graduação de Farmácia às ruas. 


Veja as ações de algumas delas (em ordem alfabética). 



Belo Horizonte:
- Centro Universitário Newton Paiva: promove, de 10h às 12h, na avenida Silva Lobo, a distribuição de panfletos e orientações à população sobre: medidas preventivas e de combate ao mosquito da dengue; riscos da automedicação; farmacoterapia adequada para o alívio de sintomas; barreiras de proteção e uso correto de repelentes.
- UNA: realiza mobilização no hall do Campus UNA Guajajaras (número 175), de 9h às 14h. As pessoas que passarem em frente ao campus serão abordadas para receberem orientação. Também será disponibilizado materiais sobre: Aedes aegypti e as larvas; Repelentes; Medicamentos alopáticos e homeopáticos; Alguns elementos que representam os principais criadouros do Aedes aegypti.


Conselheiro Lafaiete
- Faculdade Santa Rita – FASAR: 
Mobilização das Farmácias Comunitárias, nos dias 17, 18 e 19: Os alunos do 1º, 5º, 7º e 9º períodos de farmácia, supervisonados pelos professores Bruno Ugoline e Ana Paula Alves, farão visitas às farmácias comunitárias do Centro da cidade de Conselheiro Lafaiete distribuindo folders à população e sensibilizando os farmacêuticos para aderirem à mobilização nacional, afixando os cartazes no modelo enviado pelo CFF nos estabelecimentos participantes.

A mobilização acontece na FaSar e no Centro da cidade em Conselheiro Lafaiete, sendo  nos dias 17 e 18/03, de 18h às 19h30 e 20h35 a 21h, e no dia 19/03 – 8h às 12h. 
Mobilização na comunidade acadêmica, nos dias 17 e 18: os alunos do 1º, 5º, 7º e 9º períodos de Farmácia, supervisionados pelos professores Bruno Ugoline e Ana Paula Alves, farão uma abordagem dos estudantes nas portarias principais dos prédios da FASAR.


Governador Valadares
- Universidade Vale do Rio Doce – Univale: distribuição de panfletos e orientação da população, na Praça dos Pioneiros - Centro - Gov. Valadares, de 9h às 12h. Cerca de 30 alunos farão orientações para um público estimado de 500 pessoas. 


Juiz de Fora 
- Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora:  pelo fato de Juiz de Fora ter o maior número de óbitos no Estado de Minas Gerais e mais de 5.000 casos notificados atualmente, a FCMS/JF está realizando nesta semana diversas ações relativas à discussão sobre Prevenção e Combate ao Aedes Aegypti, com mais de 10 atividades, entre conferências, estações de apoio e discussão de casos e das bases científicas. Já foi realizada uma conferência com representantes da Secretaria de Saúde do Município de Juiz de Fora para apresentar o papel as atenção básica, da subsecretaria de Vigilância em Saúde sobre os dados epidemiológicos da dengue e da infectologia sobre as questões de saúde pública da dengue, chicungunha e zika vírus.  Os estudantes também realizaram uma estação de apoio sobre os vetores e a evolução do mosquito Aedes aegypti, pela Secretaria Estadual de Vigilância Sanitária. Para os estudantes de Farmácia foi realizada estação de apoio sobre repelentes ao mosquito Aedes aegypti, no âmbito da Farmacologia, Farmacognosia e Farmacoténica. 
No dia 19, todas essas ações serão finalizadas junto à comunidade, por meio de uma ação social, no bairro Joquei Clube II, das 8h às 13h, para o atendimento de aproximadamente 600 pessoas. 


Luz
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco – FASF: Palestra e panfletagem, a partir das 19h, na FASF - Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras. Estima-se cerca de 500 pessoas na ação.

Montes Claros
- Funorte: cerca de 60 estudantes e 10 professores realizam mobilização com distribuição à população de material explicativo. A ação acontecerá na Praça Dr. Carlos, de 8h às 12h. 
- SBFC: entrega de panfletos e informarão sobre dengue, zika e chikungunya, de - 8h às 12h, na Praça Dr. Carlos. 


Patos de Minas
- Faculdade Patos de Minas - FPM - (Associação Educacional de Patos de Minas): farão a mobilização proposta pelo CFF no dia 19. No entanto, não estarão reunidos num local fixo. Os estudantes foram orientados e desafiados a movimentar suas comunidades (cidade, bairro,rua), registrando tudo. 


Ponte Nova 
- Faculdade Dinâmica: mobilização na Praça de Palmeiras, utilizando folderes e banners informativos sobre o combate ao mosquito e, ainda, sobre o uso correto de repelentes.


Três Corações
- Universidade Vale do Rio Verde: entrega de panfletos e informarão sobre dengue, zika e chikungunya. A ação acontece de 8h30 às 12h, na Praça Odilon Rezende Andrade.  Estima-se um público de 400 pessoas. 


Uberlândia
- Centro Universitário do Triângulo – Unitri: sensibilização da comunidade para a gravidade das doenças causadas por viroses transmitidas pelo Aedes e orientação sobre a eliminação de possíveis criadouros de larvas do mosquito. A ação acontece de 7h às 14h, no terminal de ônibus Santa Luzia e, porta a porta, nos bairros Santa Luzia e Granada. Estima-se a participação de 50 alunos e 5 professores. 


Sobre a Campanha

A campanha, intitulada "Todos contra o Aedes aegypti", vai transformar cada farmácia em um ponto avançado de combate ao mosquito.  “O farmacêutico pode contribuir de várias formas, como por exemplo, orientando corretamente os pacientes sobre a prevenção e controle dessas doenças, identificando sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento. Já as entidades estão sendo orientadas a organizar grupos de estudantes de Farmácia e de farmacêuticos e a promover ações em locais públicos, como brigadas para eliminação de criadouros do mosquito”, destaca Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF e uma das coordenadoras da campanha.

No Brasil existem, hoje, cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias. Unindo esforços com as instituições de ensino, este universo, que já é grande, será ampliado.  As orientações também se darão no sentido de mobilizar a população, informando sobre os riscos da automedicação desassistida; explicando sobre as barreiras de proteção e o uso correto de repelentes, incluindo os naturais, à base de plantas medicinais e divulgando informações corretas às gestantes sobre o risco do vírus zika para a ocorrência de microcefalia.

Para a campanha, o CFF produziu dois folders, um para a população e outro para o farmacêutico (este em formato de guia de bolso) e um Guia de Prática Clínica. Esse material está disponível no hotsite, no endereço http://campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao , no menu "suporte".


Campanha XÔ MOSQUITO – CRF/MG com a SES

Desde o início de fevereiro, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) abraçou essa ideia e lançou a campanha permanente "Xô, mosquito!", de combate ao Aedes aegypti.

Para estimular os farmacêuticos, o CRF/MG realizou palestras em sua sede e também divulgou e disponibilizou material sobre o assunto para download, nos formatos A3 e A4, nos links: 

- A3: http://goo.gl/gkwT6q  
- A4: http://goo.gl/69m6xB  
- Cartazes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG): http://goo.gl/UJVdzm 

 

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Imprensa do CRF/MG 
Tel: (31) 3218-1009 / 9 8869-0295 
E-mail: comunicacao@crfmg.org.br

              

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG