Trinta e dois farmacêuticos se elegem no cenário político de Minas Gerais
No novo mapa político de Minas Gerais, 32 farmacêuticos mineiros passam a ocupar cargo no Executivo e Legislativo, a partir de 1º de janeiro/2017. Mesmo com menos profissionais eleitos em relação ao pleito de 2012, os farmacêuticos se elegeram em regiões diversas do estado.
Em 2017, seis farmacêuticos responderão pelas prefeituras das cidades de Campanário, Candeias, Conquista, Divinésia, Monsenhor Paulo e Turvolândia.
Sete profissionais se elegeram vice-prefeitos nos municípios de Arceburgo, Conquista, Eugenópolis, José Raydan, Monte Azul, São João da Mata e Uruana de Minas.
No município de Conquista, Triângulo Mineiro, o prefeito Tarcízio Henrique Zago, e o vice-prefeito, Rafael Pértile Felipe, são farmacêuticos.
No Legislativo, 19 farmacêuticos vão ocupar as cadeiras nas Câmaras Municipais de Açucena, Belo Horizonte, Brasília de Minas, Cataguases, Estrela do Sul, Ibiraci, João Pinheiro, Lavras, Limeira do Oeste, Luminárias, Mirabela, Miradouro, Oratórios, Perdigão, Pouso Alegre, Santa Bárbara, Santa Margarida, Santo Antônio do Monte e Turvolândia.
Belo Horizonte
Na capital, três farmacêuticos concorreram a vaga na Câmara da cidade, mas somente o farmacêutico Cláudio Donizete Duarte, CRFMG 21948, conseguiu se eleger com 4.513 votos, pelo PMN.
Há mais de 25 anos atuando em drogaria, o novo vereador relata que a partir de 2017, os farmacêuticos serão representados no Legislativo de Belo Horizonte. "Quero fazer um mandato com todas as entidades de classe, para discutir as demandas da saúde e do exercício da profissão farmacêutica. Pretendo atuar na Comissão de Saúde para verificar a situação do atendimento nos postos de saúde e nas UPAs e apresentar ao Executivo um relatório propondo e solicitando melhorias nesses serviços à população".
Na região de Venda Nova, especificamente no bairro Céu Azul, o farmacêutico Cláudio está à frente de um projeto social na associação local, onde são oferecidos oficinas e cursos profissionalizantes à comunidade.
O presidente do CRF/MG, Luciano Rena, ressalta que a eleição dos "farmacêuticos aumenta e fortalece a representatividade da categoria, o que contribui para aprovar pautas do interesse dos profissionais. Parabéns a todos. Desejamos aos colegas, um mandato de sucesso."
Mapa do Site