Comunicação CRF/MG - 19/12/2017 às 16:43:02

Nota de Repúdio

É lamentável e no mínimo vergonhosa, a atitude do deputado Caio Narcio (PSDB-MG), que conduziu de forma questionável a votação do projeto de lei que é permissiva à abertura de cursos de graduação à distância na área da saúde.

Segundo matéria detalhada publicada no portal G1 no último dia 16, a votação ocorreu em menos de 1 minuto, sem contar com a presença de nenhum membro da Comissão de Educação da Câmara que, segundo relatos, não foram comunicados em tempo hábil para comparecer a sessão.

Não é preciso ser um especialista em educação para compreender ser absurda a possibilidade de que uma pessoa se forme como fisioterapeuta, enfermeiro, farmacêutico, e outros profissionais da saúde, sem nunca ter tocado em um paciente e desenvolvido habilidades necessárias para a prática cotidiana da profissão.

Infelizmente, apesar da incoerência clara, constatamos somente no caso da farmácia a autorização do Ministério da Educação (MEC) par a abertura de 15 cursos de graduação à distância, com oferta de mais de 47 mil vagas em todo país.

Conselho Federal de Farmácia (CFF), trabalhou juntamente à outros órgãos de classe e entidades de saúde no enfretamento e discussão junto ao MEC, para revisão da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, excluindo a possibilidade de ensino à distância dos cursos de graduação na área de saúde, conforme previa o Projeto de Lei 5414/2016, inicialmente apresentado, mas alterado para uma proposta mais permissiva que simplesmente determina que os cursos se adequem às suas diretrizes curriculares nacionais.

Infelizmente o que percebemos é a negligência com o ensino de qualidade e principalmente com a saúde da população. Tendo ainda a nítida impressão de que ações políticas são movidas unicamente por interesses próprios e de grupos empresariais que lucram com o ensino de má qualidade no Brasil.

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) repudia a atitude do deputado Caio Narcio. Esperamos que a farmacêutica e deputada Alice Portugal tenha êxito no pedido de anulação da votação e que todas as entidades de saúde, e principalmente a população, tomem conhecimento e cobrem a condução do referido projeto de lei de forma clara, coerente e responsável com toda população.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG