Comunicação CRF/MG - 25/08/2018 às 09:06:51

Nota sobre a regularização da assistência farmacêutica nos municípios mineiros

Em relação à polêmica envolvendo a possibilidade de acordo com as prefeituras para a regularização da assistência farmacêutica, por meio de um Termo de Obrigações a Cumprir (TOC), o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais informa que não foi assinado nenhum documento com intermédio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MG). 

O que houve foi a apresentação, aos gestores de saúde municipais, da possibilidade de elaboração de um convênio com cada prefeitura, construído coletivamente pelas partes envolvidas, que beneficie tanto a assistência farmacêutica quanto o município, trazendo benefícios à população. Termos dessa natureza vem sendo firmados individualmente há pelo menos 6 anos, cujos resultados têm sido altamente positivos. 

O que vem sendo debatido junto ao Cosems/MG é a possibilidade de estender a negociação para todos os municípios mineiros que se interessarem em regularizar a assistência farmacêutica gradativamente, garantindo a inserção ou ampliação do número de farmacêuticos a médio prazo. Isso se daria mediante um acordo firmado entre cada prefeitura e CRF/MG, com o aval das equipes jurídicas e dos farmacêuticos envolvidos.

Neste sentido, cabe reiterar que nenhum acordo é compulsório e o CRF/MG jamais pactuará com uma proposta que prejudique a assistência farmacêutica, bandeira que defende com muita seriedade e responsabilidade. 

O CRF/MG repudia veementemente os ataques e ameaças que vem sendo feitos à pessoa da sua presidente, farmacêutica há mais de 20 anos atuante no SUS, e informa que agirá criminalmente contra os que vem denegrindo sua imagem pessoal, profissional e familiar.  

Para além destes lamentáveis episódios, o CRF/MG continuará acolhendo com muito respeito as manifestações favoráveis e contrárias à iniciativa, certo de que elas contribuirão para a convergência de ideias que tenham como único objetivo o fortalecimento da profissão e da atuação do farmacêutico no SUS.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG