Mobilização será dia 14, em frente ao Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, em Montes Claros, com a participação de farmacêuticos, professores e estudantes de Farmácia da FUNORTE, Pitágoras e Santo Agostinho

"> Conselho Regional de Farmácia / MG

Comunicação CRF/MG - 13/05/2016 às 17:17:07

População será orientada sobre uso racional de medicamentos em Montes Claros

Para alertar a população sobre a importância do uso correto dos medicamentos, no próximo sábado, 14 de maio, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promove, das 8h às 13h, em frente ao Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, na R. Plínio Ribeiro, bairro Amazonas, em Montes Claros, uma grande mobilização. O intuito é conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e reforçar as orientações sobre cuidados com a dengue, zika e chikungunya.

A ação faz parte da campanha do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no último dia 5. A campanha conta com a parceria dos cursos de Farmácias das Faculdades Funorte, Pitágoras e Santo Agostinho.

Farmacêuticos e estudantes de Farmácia, orientados por seus professores, farão o atendimento individual e gratuito à população. Durante a ação serão entregues panfletos explicativos, com alertas sobre procedimentos adequados quando o assunto é medicação.

“Queremos mais uma vez reforçar para a população que os medicamentos foram feitos para curar doenças. Porém, se utilizados de forma inadequada e sem orientação, podem ser prejudiciais à saúde e levar até a morte. No ato da dispensação, seja nas farmácias privadas ou nos postos de saúde, o farmacêutico é o profissional capacitado para tirar dúvidas sobre o princípio ativo do produto, possíveis interações com outros medicamentos e alimentos e horários em que deve ser ingerido, além das orientações sobre como utilizá-los e guardá-los”, alerta Luciano Rena, presidente do CRF/MG.

A campanha já foi realizada em Belo Horizonte, Betim, Ipatinga, Juiz de Fora, Naque, Ubá, Uberlândia, Caratinga e Grupiara. No sábado (14/5), a campanha também acontece em Paracatu, e no dia 21/5 na cidade de Padre Paraíso.

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG