De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o número de estabelecimentos com salas de serviços farmacêuticos (care centers) quase triplicou nos últimos 12 meses, saltando de 605 para 1.670, das quais 902 oferecem serviços avançados (hipertensão em dia, colesterol em dia, diabetes em dia, revisão da medicação, autocuidado, imunização, parar de fumar e perda de peso). Até o fim de 2018, a projeção da entidade é chegar a mais de 2.100 espaços do gênero operando programas de assistência farmacêutica avançada, com 2,6 milhões de atendimentos clínicos.
No ano passado, o número de atendimentos nesses espaços ultrapassou 1,4 milhão. “Como nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, as farmácias brasileiras estão implantando salas de serviços farmacêuticos de norte a sul do país, que já vêm contribuindo para um aumento exponencial do acesso da população à saúde. Além disso, estimulam uma maior interação entre farmacêuticos, médicos e pacientes, o que ajuda a desafogar o sistema público”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
O número de salas de serviços farmacêuticos em operação cresceu 30,8% no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os atendimentos clínicos cresceram 2,8 vezes na mesma comparação. A média atual é de 206 atendimentos por loja ao mês. Os serviços, disponíveis em 22 das maiores redes do varejo farmacêutico nacional, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Lei n° 13.021/2014.
Nas salas de assistência farmacêutica, os usuários podem agendar um atendimento para fazer a revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível do diabetes e hipertensão, ser imunizados ou receber informações de como regular o nível do colesterol no sangue. Além disso, participam de programas de gestão de peso e antitabagismo.
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