O CRF/MG inicia projeto que visa disponibilizar aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os secretários de Saúde, o conhecimento do conjunto de atividades desenvolvidas pelo farmacêutico no âmbito do SUS, demonstrando que o CRF/MG exige a presença do profissional não apenas por uma questão legal, mas por todas suas atribuições e funções na saúde pública, que se dividem em ações técnico-gerenciais e técnico-assistenciais.
“Essas ações é que garantem o uso racional e seguro de medicamentos e a otimização dos recursos. Na prática, vamos mostrar aos gestores que farmacêutico não é custo, é investimento e benefícios para todo o sistema”, explica a presidente Júnia Célia de Medeiros.
Ela reforça que os objetivos alcançados serão mais farmacêuticos inseridos no âmbito do SUS, com ampliação desse mercado de trabalho, com regulamentação no CRF/MG de mais farmácias públicas, e a contribuição do Conselho na organização da Assistência Farmacêutica dos municípios mineiros.
Conforme a presidente, o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Saúde Pública tem discutido o projeto e encaminhará uma proposta de questionário para levantamento sobre a organização da Assistência Farmacêutica Pública no estado, por meio de ficha padronizada aplicada pela Fiscalização, e fará uma programação para os workshops de Saúde Pública Regionais. Também serão feitos os termos de parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), Assistência Farmacêutica (SAF) e Associação Mineira de Municípios (AMM).
A diretoria do CRF/MG vai buscar o diálogo, através de reuniões institucionais, com as Secretarias Municipais de Saúde e VISAs municipais.
Juiz de Fora e Montes Claros
As primeiras reuniões já aconteceram nas cidades de Juiz de Fora e Montes Claros. A presidente Júnia Célia de Medeiros se reuniu com as Secretárias de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, e com a Secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves.
Nos dois municípios também foram realizadas reuniões com as Coordenações da Assistência Farmacêutica e com as Coordenações das Vigilâncias Sanitárias “Essa aproximação do CRF/MG institucionalmente com os gestores é o caminho para valorização e fixação do farmacêutico no SUS, com parceria para contribuirmos na organização da Assistência Farmacêutica dos municípios. E temos sido muito bem recebidos, com elogios à nossa aproximação. Temos certeza que vamos colher bons frutos”, avalia a presidente.
Mapa do Site