CRF/MG apoia a campanha sinal vermelho contra a violência doméstica

Comunicação CRF/MG - 23/09/2020 às 15:35:40

CRF/MG apoia a campanha sinal vermelho contra a violência doméstica

As vítimas de violência doméstica têm uma nova forma de denúncia que está funcionando desde junho deste ano. Com o isolamento social nos primeiros meses da pandemia no Brasil, aumentou significativamente a violência sofrida pelas mulheres dentro de casa.

Para combater essa prática sofrida por diversas mulheres dentro de casa durante o período de pandemia da Covid-19, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com várias entidades, lançaram a campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”. A ação permitirá que a ajuda seja feita de maneira silenciosa e discreta.
Em Minas Gerais, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (COMSIV), que tem como superintendente adjunta a desembargadora Paula Cunha e Silva, está à frente da campanha. O CRF/MG, juntamente com a sua Comissão Assessora da Mulher, apoia a campanha e repudia todas as formas de violência, principalmente com a mulher.

“Todos nós podemos contribuir para acabar com essa prática tão danosa que, infelizmente, ainda está muito presente na nossa cultura. Precisamos dar um basta. Por isso, se você presenciar ou ficar sabendo, faça a sua parte: denuncie”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

 

Como denunciar

O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso de denúncia às vítimas impedidas de chamar a polícia em seus domicílios, em virtude da violência sofrida, permitindo que se identifiquem em farmácias e drogarias previamente cadastradas na campanha, para que sejam tomadas as providências necessárias ao seu atendimento, em especial por meio do Disque 190.

  Para denunciar, basta a vítima desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao funcionário de alguma farmácia.  O “X” pode ser feito com uma caneta ou mesmo com um batom.

A mulher vítima da violência deve sinalizar que está em situação de violência e o farmacêutico ou o atendente, com o nome e endereço da mulher em mãos, liga para o 190 e reporta a situação. Farmacêuticos e balconistas não serão conduzidos à delegacia nem necessariamente chamados a testemunhar.

Como participar

Mais de 10 mil farmácias em todo o país participam da iniciativa como agentes de comunicação contra a violência doméstica. A empresa interessada deve assinar digitalmente o termo de adesão da campanha, em formato de foto, e enviar para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br.

No endereço www.amb.com.br/sinalvermelho, estão disponíveis as cartilhas voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica e às farmácias, além do termo de adesão.  Participe! Siga @campanhasinalvermelho (Instagram e Facebook) e @sinalvermelho (Twitter).

 “O que começa com um grito não pode terminar em silêncio”.

Ana Furtado, madrinha da campanha







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG