CRF/MG apoia a campanha sinal vermelho contra a violência doméstica

Comunicação CRF/MG - 23/09/2020 às 15:35:40

CRF/MG apoia a campanha sinal vermelho contra a violência doméstica

As vítimas de violência doméstica têm uma nova forma de denúncia que está funcionando desde junho deste ano. Com o isolamento social nos primeiros meses da pandemia no Brasil, aumentou significativamente a violência sofrida pelas mulheres dentro de casa.

Para combater essa prática sofrida por diversas mulheres dentro de casa durante o período de pandemia da Covid-19, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com várias entidades, lançaram a campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”. A ação permitirá que a ajuda seja feita de maneira silenciosa e discreta.
Em Minas Gerais, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (COMSIV), que tem como superintendente adjunta a desembargadora Paula Cunha e Silva, está à frente da campanha. O CRF/MG, juntamente com a sua Comissão Assessora da Mulher, apoia a campanha e repudia todas as formas de violência, principalmente com a mulher.

“Todos nós podemos contribuir para acabar com essa prática tão danosa que, infelizmente, ainda está muito presente na nossa cultura. Precisamos dar um basta. Por isso, se você presenciar ou ficar sabendo, faça a sua parte: denuncie”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

Como denunciar

O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso de denúncia às vítimas impedidas de chamar a polícia em seus domicílios, em virtude da violência sofrida, permitindo que se identifiquem em farmácias e drogarias previamente cadastradas na campanha, para que sejam tomadas as providências necessárias ao seu atendimento, em especial por meio do Disque 190.

Para denunciar, basta a vítima desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao funcionário de alguma farmácia.  O “X” pode ser feito com uma caneta ou mesmo com um batom.

A mulher vítima da violência deve sinalizar que está em situação de violência e o farmacêutico ou o atendente, com o nome e endereço da mulher em mãos, liga para o 190 e reporta a situação. Farmacêuticos e balconistas não serão conduzidos à delegacia nem necessariamente chamados a testemunhar.

Como participar

Mais de 10 mil farmácias em todo o país participam da iniciativa como agentes de comunicação contra a violência doméstica. A empresa interessada deve assinar digitalmente o termo de adesão da campanha, em formato de foto, e enviar para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br.

No endereço www.amb.com.br/sinalvermelho, estão disponíveis as cartilhas voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica e às farmácias, além do termo de adesão.  Participe! Siga @campanhasinalvermelho (Instagram e Facebook) e @sinalvermelho (Twitter).

“O que começa com um grito não pode terminar em silêncio”.

Ana Furtado, madrinha da campanha