O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais está sempre presente nos debates que buscam melhorias para nossa categoria, que se dedica com amor à saúde de toda a população. Na quinta-feira, dia 6, representados pela farmacêutica fiscal Isadora Pedroso Alves, estivemos na Câmara Municipal de Juiz de Fora, para audiência pública comandada pelo vereador Júlio Obama, quando foram apresentadas as dificuldades e desafios enfrentados no dia a dia dentro das Unidades Básicas de Saúde do município. O CRF/MG reconhece e tem trabalhado pela valorização do profissional em todas as suas esferas de atuação.
Durante a sessão, estiveram presentes os farmacêuticos Emília Magalhães, Glauciemar Del Vechio, Guiomar Godinho, Ivonei Borges, Liana Morais, Lívia Ramos, Patrícia de Sá, Thiago Soares, Valéria Dibo, Waldemar Antônio Dias Júnior e William Arêas, que atuam nos centros de saúde de Juiz de Fora. No município, está localizada a nossa Seção Zona da Mata, que está de portas abertas para todos os profissionais farmacêuticos da região.
Na pauta da audiência foram debatidos temas apontando problemas que tantos outros colegas enfrentam na rotina de trabalho. Entre eles, a constante falta de medicamentos e insalubridade do local de atendimento e dispensação, que causam tensão e desentendimento entre usuário e farmacêutico e falta de informatização para os serviços burocráticos de gestão farmacêutica, como solicitação de medicamentos e busca de evidências científicas sobre o uso de medicamentos. Outra pauta levantada refere-se ao deslocamento dos farmacêuticos que, em maioria, trabalham em mais de uma unidade no mesmo dia, para os quais não é disponibilizado transporte.
Além desses pontos, outras questões como mais integração com outros profissionais de saúde dentro das UBS, melhoria na rotina de deslocamentos do farmacêutico e adicional em seus salários pelos serviços realizados na equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) foram debatidos na audiência, que estava com a casa cheia. Diante das ponderações dos farmacêuticos, o CRF/MG encaminhou ofício ao parlamentar Júlio Obama agradecendo a iniciativa e ressaltando a importância do profissional farmacêutico na Atenção Primária para a saúde da população e do município. A deliberação também foi enviada ao secretário de Saúde de Juiz de Fora, Márcio Itaboray, como forma de endossar os anseios dos profissionais juiz-foranos.
Mapa do Site