CRF/MG manifesta-se contrário à formação EaD em Farmácia em audiência pública na ALMG

Comunicação CRF/MG - 14/11/2023 às 16:04:05

CRF/MG manifesta-se contrário à formação EaD em Farmácia em audiência pública na ALMG

Importante debate ocorreu na manhã dessa terça-feira, 14/11, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre os impactos e as consequências da formação profissional dos cursos de Saúde na modalidade EaD, ensino a distância.

Representando o CRF/MG na mesa solene, a vice-presidente Márcia Alfenas, defendeu veementemente o posicionamento do Conselho, que é contrário à graduação em Farmácia dessa forma.

Segundo destacou a vice-presidente, a formação em saúde exige, com ainda mais compromisso ético que em outras áreas, que o estudante tenha o domínio prático de suas atividades. “Na Farmácia, por exemplo, das 4 mil horas exigidas para o curso, 1.600 devem ser dedicadas à prática. Por isso, os estudantes têm o direito de contar, além das aulas expositivas, com aulas em laboratórios de anatomia, de química, de controle de qualidade e fabricação de medicamentos, de análises bioquímicas laboratoriais e muitos outros extremamente importantes para o futuro profissional”, ressaltou.

 

Qualidade da formação

A vice-presidente lembrou que dados de 2020 apontam que o Brasil conta com 796 Instituições de Ensino Superior com cursos de Farmácia e, destas, 41 ofertam a modalidade EaD em 2.655 polos.  “São 205.393 vagas abertas para o EaD em Farmácia, número próximo ao total de profissionais atuantes no país. Somando os cursos da saúde são mais de 2 milhões de vagas disponíveis”, enfatizou Márcia Alfenas.

                                       

“Nós, farmacêuticos, conhecemos a importância da qualidade da formação para o exercício seguro da profissão nos seus diversos campos de prática. Temos, assim, o compromisso moral e social de zelarmos pela profissão e pelo cuidado com a sociedade.

O exercício das profissões de saúde requer, além do saber teórico, o saber prático. Exige-se o saber conhecer, saber ser e saber fazer!”, finalizou a vice-presidente.

Desde 2020, o CRF/MG vem discutindo o tema e participando ativamente de mobilizações e se posicionando contrário a essa modalidade de ensino para o curso de Farmácia, que requer no mínimo 40% de aulas práticas. Naquele ano, o Conselho reuniu em um Fórum, professores e coordenadores de cursos de Farmácia para debater essa ameaça à formação dos novos profissionais.

A audiência para debater o tema foi proposta pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e contou com a presença e representantes dos vários Conselhos de Classe das áreas de Saúde, entre eles, Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Ocupacional, Nutrição e o Conselho Estadual de Educação

Representantes de conselhos profissionais da saúde foram unânimes ao se posicionarem contra a oferta de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD) no setor.

 

Propaganda enganosa

O Conselheiro Federal do CRF/MG, professor Gerson Pianetti, participou da audiência juntamente com os farmacêuticos do CRF/MG, Aparecida Ferreira, Danyella Domingues, Débora Lacorte, Erika Nolli, Jean Jadir e Samuel Góes. As

A gerente Técnica Científica do CRF/MG, Danyella Domingues, também manifestou posicionamento contrário ao ensino EaD em cursos de graduação em Saúde.

Em sua fala, ela destacou que a luta contra o EaD na graduação de Farmácia é uma pauta antiga do CFF e CRF/MG e que providências precisam ser tomadas para que o Governo Federal reveja sua política educacional que permite a disseminação dos cursos EaD no país. Ela também ressaltou a necessidade de atitudes efetivas para a fiscalização dos polos EaD e das propagandas enganosas dos cursos chamados “Flex” ou semi-presenciais.

A reunião foi solicitada pelos presidentes das Comissões de Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, presididas, respectivamente pelos deputados Betão e Beatriz Cerqueira.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG