CRF/MG presta homenagem às farmacêuticas à frente em vários segmentos

Comunicação CRF/MG - 08/03/2022 às 12:36:15

CRF/MG presta homenagem às farmacêuticas à frente em vários segmentos

"Não há limites para o que nós", como mulheres, podemos realizar” Michelle Obama

O CRF/MG antecipou a celebração do Dia Internacional da Mulher realizando-a na noite de segunda-feira, 07/03, quando homenageou algumas farmacêuticas, que representam as mais de 20.500 profissionais inscritas no Conselho.

Com o tema “Mulheres à frente”, este ano, foram homenageadas 13 farmacêuticas que se destacam na Ciência, em Conteúdos Digitais, na Educação, no Empreendedorismo, em Inovação e na Política.

Em seu discurso, a presidente Júnia Célia de Medeiros ressaltou as dificuldades, as discriminações e os preconceitos enfrentados pelas mulheres em todos os âmbitos.  “Se somos pretas, gordas, LGBTQIA+ ou maduras, por exemplo, sofremos todos os tipos de discriminação, como o racismo, a homofobia, a gordofobia, o sexismo, o etarismo e uma série de outros preconceitos. Tudo isso nos cansa, mas não desistimos, pois sabemos a força que temos e seguimos adiante ‘removendo pedras e plantando flores’, como disse Cora Coralina. E acrescento: e mostrando a nossa competência e capacidade”, ressaltou.

Também a vice-presidente Márcia Alfenas, ao cumprimentar a mesa e os convidados, destacou seu orgulho em ver farmacêuticas se destacando na profissão. “Como mulher farmacêutica, tenho orgulho em ver colegas trilhando, abrindo caminhos e servindo de inspiração para outras mulheres. E é isso o que desejamos! Se sozinhas vamos vencendo barreiras e conquistando alguns espaços, tenho certeza que, juntas, somos e podemos mais!”, enfatizou.

A mesa solene foi composta pelas presidente e vice-presidente do Conselho, Júnia Célia de Medeiros e Márcia Oliveira Alfenas, respectivamente, pela Conselheira Federal Suplente Elaine Baptista, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho da Mulher Farmacêutica do CRF/MG, pelo Conselheiro Federal Gerson Pianetti, pelo diretor Tesoureiro, Sebastião José Ferreira, pela deputada presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Ana Paula Siqueira, e pela juíza da Segunda Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité, Daniela Cunha Pereira, que participou on-line.

Homenageadas

Na categoria Ciência, foram homenageadas as farmacêuticas Isabela da Costa César, do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG, na área de análise e controle de qualidade de medicamentos, e Patrícia Ferreira Boasquivis, da Fundação Ezequiel Dias, que atua no desenvolvimento de produtos biológicos.

O Conselheiro Gerson Pianetti entregou às homenageadas o certificado de reconhecimento produzido pelo CRF/MG.

As farmacêuticas Mônica Amaral Lenzi, do Portal Diabetes e Você, e Patrícia Carlos Rennó Chiaradia, do Farma Curiosa, foram homenageadas na categoria Conteúdo Digital. As duas farmacêuticas se destacam nas redes sociais pelos conteúdos que produzem e informações que disseminam sobre saúde. Patrícia não pôde comparecer presencialmente. A presidente Júnia Medeiros entregou o certificado para Mônica Lenzi.

Os destaques em Educação ficaram com a professora da UFOP e editora da revista científica do CRF/MG e Conselheira Regional, Andrea Grabe Guimarães, e coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Newton Paiva, Alessandra Chucri Ayub. A homenagem foi entregue pela Conselheira Elaine Baptista.

Coube ao Tesoureiro Sebastião José Ferreira entregar a homenagem às farmacêuticas no quesito Empreendedorismo. São elas: Camila Coelho de Melo, proprietária de farmácia e drogaria em Piumhi; Gislaine Fressato, proprietária de laboratórios de Análises Clínicas em Elói Mendes e Paraguaçu, e Jackeline de Souza Alecrim, que patenteou estudo relacionado ao uso de fitoativos provenientes de um extrato biotecnológico de café, destinados ao tratamento da calvície e outros distúrbios do couro cabeludo.

Na categoria Inovação, os destaques ficaram com as farmacêuticas Bruna Gomes Malagoli, de Juiz de Fora, que atua como doula e educadora perinatal; Samilla Dorneles Faria, da Far.me, primeiro serviço de assinatura de medicamentos e cuidado farmacêutico do Brasil e Sarah Gomes Felício da Cunha, orientadora na área materno-infantil na cidade de Ponte Nova.

As farmacêuticas receberam a homenagem entregue pela vice-presidente Márcia Alfenas.  A farmacêutica Bruna Malagoli, que está no final da gestação, não pôde comparecer.

A última categoria destacou farmacêuticas na Política. Foram homenageadas a farmacêutica prefeita Letícia Aparecida Belato Martins, de Monsenhor Paulo, e a farmacêutica vereadora Aline Neves Paiva, do município de Turvolândia, ambas cidades no Sul de Minas.

As duas receberam as homenagens entregues pela presidente Júnia Medeiros e pela deputada Ana Paula Siqueira.

Surpresa

Pela representatividade que têm em suas áreas de atuação, foram homenageadas as farmacêuticas Elaine Baptista, a juíza Daniela Cunha Pereira e a deputada Ana Paula Siqueira.

A presidente Júnia Medeiros e a vice-presidente Márcia Alfenas foram surpreendidas pelo diretor Sebastião Ferreira, que pediu a palavra e fez uma breve homenagem a elas.

Dizendo-se lisonjeado em representar as mais de 20 mil farmacêuticas mineiras, o diretor ressaltou que o CRF/MG tem duas mulheres à frente da diretoria, que se empenham no trabalho em prol da profissão. Ele entregou as duas os certificados de reconhecimento.

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS
Anuidade
Empresa Nova - Registro