Hoje, 21 de novembro, é o Dia Nacional da Homeopatia, prática voltada para o cuidado do ser humano.
A homeopatia foi introduzida no Brasil em 21 de novembro de 1840 pelo francês Dr. Benoit Jules Mure.
Atualmente, 20 mil profissionais de saúde, incluindo farmacêutico, atuam com homeopatia no Brasil, que em 2006 foi incluída no Sistema único de Saúde (SUS).
O tratamento é feito a partir dos sintomas específicos de cada indivíduo, utilizando-se de medicamentos dinamizados, no intuito de desencadear o sistema de cura natural do corpo.
Os fundamentos da homeopatia baseiam-se na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C., segundo a qual os semelhantes se curam pelos semelhantes.
Essa abordagem terapêutica considera a totalidade do quadro clínico de pacientes e tem foco na recuperação da saúde integral, que estimula o reequilíbrio orgânico (homeostase).
Com a resolução do CFF nº635/2016, o farmacêutico pode atuar na homeopatia, com a manipulação, dispensação, elaboração de laudos técnicos, atualização de normas, aquisição e a farmacovigilância dos medicamentos homeopáticos.
A homeopatia é conhecida como um tratamento que cura de dentro para fora.
Como os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácia de manipulação, a presença do farmacêutico é indispensável para manipulação e orientação ao paciente, a partir da prescrição correta dos medicamentos.
Mapa do Site