A diplomação dos Conselheiros eleitos e dos diretores na última sexta-feira, 10/12, um dos pontos de pauta da 11ª Reunião Plenária Ordinária, referendou a preferência dos farmacêuticos mineiros que elegeram os seus representantes no pleito realizado em novembro.
Com a participação de várias autoridades, inclusive do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, familiares dos Conselheiros prestigiaram a solenidade no auditório do CRF/MG.
Além dos quatro diretores atuais, compuseram a mesa diretora o presidente do CFF, o Conselheiro Federal Gerson Antônio Pianetti, a deputada estadual Ana Paula Siqueira e Paulo Lamac, representando a Prefeitura de Belo Horizonte.
Foi uma solenidade marcada pela reafirmação do cumprimento de propostas feitas durante a campanha e, agora, com ainda mais entusiasmo.
Lembrando o poeta Guimarães Rosa, a presidente ressaltou em seu discurso que o que a vida quer da gente é coragem.
“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.”
Guimarães Rosa
E coragem foi o que ela assegurou que terá, juntamente com a diretoria, composta pela vice-presidente Márcia Oliveira Alfenas, pelo diretor secretário-geral, Sebastião José Ferreira, e pelo diretor Tesoureiro, Christian Francisco de Matos, e com os Conselheiros.
Ela frisou que a próxima gestão, a exemplo da atual, contará com a união das entidades representativas dos farmacêuticos. “Tenho certeza que estou rodeada de profissionais do bem, que construíram um ano melhor para muita gente, que deram seu máximo pela nossa profissão e pela saúde do Brasil. É por isso que teremos um 2022 de vitórias e sonhos realizados, porque plantamos todos os dias, muitas vezes sob a incerteza da própria vida”, enfatizou.
Júnia lembrou que na composição do Plenário a partir de 2022 as mulheres serão maioria. “Com todo respeito aos nossos colegas farmacêuticos Conselheiros, não posso negar a satisfação de que hoje as mulheres farmacêuticas assumem a maioria no Plenário, equiparando à nossa representatividade na categoria. Agora seremos 11 mulheres ocupando uma cadeira no Plenário”, lembrou.
Além de parabenizar os eleitos e agradecer aos Conselheiros que encerram os seus mandatos, o presidente do CFF, Walter Jorge João lembrou as conquistas dos farmacêuticos nos últimos anos, mas disse que é preciso agregar serviços à sua atuação. “Hoje, os farmacêuticos têm que ter atitude, se impor no mercado e se capacitar para isso”, declarou.
O Conselheiro Federal Gerson Pianetti também lembrou os esforços que os Conselhos têm feito para assegurar os direitos dos farmacêuticos. Ressaltou as realizações da atual gestão para gerir uma entidade séria e grande, o segundo maior CRF do Brasil e ainda brincou que “onde a mulher põe a mão a coisa dá certo”, referindo-se à presidente Júnia Medeiros e à vice-presidente Márcia Alfenas. “Quantos passos foram dados e quantos ainda faltam ser dados? É isso o que a gente espera desse grupo que está chegando. Tenho certeza, que esse grupo vai fazer a diferença no nosso Conselho”, enfatizou.
Reconhecimento
A presidente Júnia Medeiros e a vice-presidente Márcia Alfenas entregaram o certificado de reconhecimento e agradecimento aos Conselheiros que encerram os seus mandatos no final deste mês. A presidente agradeceu e lembrou que esse é um trabalho que todos desenvolve honorificamente.
Encerram o mandato os Conselheiros Alisson Brandão Ferreira, Andréa Reis Pereira, Gláucia Pereira Alves, José Geraldo Brustolini, Leandro Catarina Leal e Yula de Lima Merola.
Presencialmente, receberam o certificado os Conselheiros Andréa, Leandro e Yula, na sexta-feira, e no dia anterior, na Reunião Plenária Extraordinária, o Conselheiro José Geraldo Brustolini. Os que não participaram presencialmente receberão o certificado pelos Correios.
Diplomação
A presidente da Comissão Regional Eleitoral (CRE) Jeice de Souza Ignacio, lembrou que é uma responsabilidade muito grande a condução de um processo eleitoral, o que foi realizado juntamente com os farmacêuticos Jonh Marcos de Almeida e Wesley Wadson Castro Silva. E pediu para os atuais eleitos lembrarem-se sempre: “Hoje, vocês estão Conselheiros, mas serão sempre farmacêuticos”.
Os Conselheiros diplomados para o quadriênio 2022/2025 foram:
Amanda Mayra Souza Teixeira, Cleide Magali França de Oliveira, Daniela Cristina de Macedo Vieira, Júnia Célia de Medeiros, Ludmila Soares Antunes Bernardi, Márcia Cristina de Oliveira Alfenas, Sebastião José Ferreira e Stael Maria Costa.
Para o quadriênio 2023/206, forma diplomados:
Fabiana Cristina da Silveira, Juliana Carvalho Martins e Rondinelle Gomes Pereira.
A presidente da CRE também diplomou e empossou a nova diretoria, composta por: Júnia Célia de Medeiros, presidente; Márcia Cristina de Oliveira Alfenas, vice-presidente, Christian Francisco de Matos, Secretário-geral e Sebastião José Ferreira, Tesoureiro.
Mapa do Site