O projeto de Aprimoramento da Assistência Farmacêutica no SUS, iniciado pela diretoria do CRF/MG, foi tema da reunião na manhã desta sexta-feira, 24/06, com a responsável pela Farmácia Municipal de Alfenas, no Sul de Minas.
A presidente Júnia Célia de Medeiros, acompanhada pela Conselheira Daniela Macedo Vieira, e da assessora de Diretoria Aparecida Oliveira, apresentou e entregou o projeto à Responsável Técnica pela Farmácia Municipal de Alfenas, Geisa Damiane da Silva Gonçalves Maia.
No material, constam os indicadores da assistência farmacêutica prestada no estado de Minas Gerais, conforme levantamento realizado pelo CRF/MG, por meio da pesquisa “Atuação do farmacêutico no âmbito da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde: uma análise diagnóstica nos municípios de Minas Gerais”, que teve o objetivo de descrever o diagnóstico da Assistência Farmacêutica Municipal, junto aos farmacêuticos que atuam na assistência farmacêutica do SUS. Os dados foram compilados pela coordenação do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João del-Rei.
Em primeira mão, a presidente anunciou em Alfenas que o projeto do CRF/MG será transformado em curso de aprimoramento para habilitar técnica e gerencialmente os farmacêuticos mineiros que atuam no SUS.
Mas, conforme a presidente Júnia Medeiros, o mais importante desse projeto é “sensibilizar os gestores da importância do valor dos farmacêuticos para assistência farmacêutica junto à população nos municípios. Nosso objetivo com o projeto é que assistência farmacêutica prestada cumpra o que preconiza a Lei Orgânica da Saúde quanto ao objetivo do SUS de que ela deve ser terapêutica e integral”, ressalta.
Mapa do Site