Excelentes notícias sobre a nova Fiscalização Humanizada do CRF/MG

Comunicação CRF/MG - 13/03/2020 às 17:14:19

Excelentes notícias sobre a nova Fiscalização Humanizada do CRF/MG

Com novas diretrizes, acrescentadas por essa diretoria, o Plenário do CRF/MG aprovou nessa sexta-feira, 13, a Reformulação do Plano de Fiscalização Anual 2020, agora bem mais humanizado.

Aliás, é meta dessa gestão ter uma Fiscalização Humanizada. A presidente Júnia Célia de Medeiros deixou isso claro em sua colocação no Plenário: “Além de cumprir metas, eu quero uma fiscalização com orientação e qualidade. Menos, não vamos aceitar”.

Fica mantido que o estabelecimento que se encontra no perfil 1 (com prestação de 70% a 100% de assistência farmacêutica), mesmo na ausência do farmacêutico,  não será autuada.

O que se encaixa no perfil 2 (com prestação de 40% a 70% da assistência farmacêutica) também não será autuado, será notificado a prestar a  devida assistência profissional.

A farmácia que estiver em funcionamento fora do horário declarado, mas se for constatada a presença de um farmacêutico, também não será autuada. O responsável será intimado a se regularizar perante o setor de Registro do CRF/MG.

O estabelecimento denunciado que estiver no perfil 1, se não for constatada irregularidades sanitárias que coloquem em risco a saúde da população, também não será autuado.

Amamentação

Considerando as necessidades da mulher farmacêutica, o CRF/MG inova com melhorias no período de amamentação. Agora, a profissional deverá comunicar o seu período de amamentação pela Área Restrita, no site, apresentar a certidão de nascimento, não precisando mais declarar o horário em que irá se ausentar e sim o período.

A farmacêutica tem direito a mais dois meses para se ausentar e amamentar o bebê, após o término dos 120 dias da licença maternidade.

Comunicado de ausência

Vale lembrar que essas novas diretrizes que permitem mais autonomia para o profissional começaram no início dessa gestão, quando houve mudanças na forma de comunicar a ausência do estabelecimento.

Já em vigor, comunicar a ausência do local de trabalho ficou mais fácil para o farmacêutico, que pode fazê-lo com antecedência mínima de seis horas e não mais com 12 horas de antecedência.

A vice-presidente e responsável pelo Serviço de Fiscalização do CRF/MG, Márcia Alfenas, enfatiza que as novas medidas implantadas aproximam-se da realidade e das necessidades dos farmacêuticos. “O nosso projeto prioriza a humanização do serviço, com mais autonomia para o profissional, que deve ser mais valorizado, orientado e ouvido”, ressalta Márcia.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG