Fiscais do CRF/MG começam a agendar inspeção orientativa nas farmácias e drogarias

Comunicação CRF/MG - 14/09/2020 às 15:24:22

E mais uma vez a gestão 2020-2021 do CRF/MG inova com o projeto piloto Orientação Agendada, com inspeções que serão marcadas a partir dessa semana e podem se tornar referência nacional. Esse foi um dos assuntos debatidos amplamente durante o II Encontro de Fiscais do CRF/MG, nos últimos dias 10 e 11/9, e que contou inclusive com a participação e parecer favorável do CFF.

Uma das inspeções realizadas pelos fiscais do CRF/MG será agendada nas farmácias e drogarias para auxiliar os colegas farmacêuticos a promoverem uma prestação de assistência cada vez mais qualificada e integral à população, conforme determina a Lei 13021/14.

O CFF gostou tanto da iniciativa do CRF/MG que pretende estendê-la em nível nacional, conforme afirmou o presidente da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Farmácia (Cofisc), Romeu Cordeiro Barbosa Neto, que teve participação online no encontro realizado pelo CRF/MG.

A vice-presidente Márcia Alfenas, responsável pelo Serviço de Fiscalização, explica que essa nova modalidade de inspeção será o momento de ouvir as necessidades do farmacêutico e esclarecer as suas dúvidas. “O fiscal vai ajudar o nosso colega farmacêutico com orientações técnicas, ouvir suas demandas e esclarecer suas dúvidas para que ele seja referência no cuidado à população. Esse será um momento de orientação. Sempre defendemos uma fiscalização mais humanizada, com mais proximidade do colega inspecionado, e queremos que o nosso Conselho seja referência técnica para todos os farmacêuticos do nosso estado”, ressalta a vice-presidente.

Oncologia e hospitais

No encontro foi definido que os profissionais que atuam nos estabelecimentos com serviços de oncologia deverão apresentar a habilitação necessária a partir de 1º de janeiro de 2021, conforme explicou o gerente do Serviço de Registro, Luciano Alves.

A gerente do Serviço de Fiscalização, Érika Nolli, também falou sobre a atualização dos procedimentos que já fazem parte da rotina dos fiscais, como inspeções em hospitais com menos de 50 leitos, em farmácias públicas municipais, em estabelecimentos com técnicos em farmácia e em transportadoras de medicamentos.

Devido à pandemia, a pauta incluiu ainda a discussão sobre a reformulação do Plano Anual de Fiscalização 2020, entre outros temas.