Atenção, farmacêuticos! Essa gestão do CRF/MG conseguiu marcar audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir ajustes e cobrar o repasse do incentivo aos farmacêuticos do Programa Farmácia de Minas, como complemento salarial. O agendamento da audiência pública foi conseguido por meio de requerimento solicitado àquela Casa pela deputada Ana Paula Siqueira.
A audiência será no próximo dia 3 de julho, às 14h, na ALMG, quando a diretoria do Conselho e outros representantes dos farmacêuticos vão solicitar do governo estadual o pagamento do incentivo financeiro a esses profissionais, como complemente salarial, previsto na Resolução SES/MG nº 8.428/2022. O incentivo pode ser pago também a todos os farmacêuticos que atuam na Assistência Farmacêutica do SUS.
O CRF/MG vai solicitar ao governo estadual e à ALMG que se criem condições para o pagamento desse incentivo, por meio da instituição de uma lei, ou de outro mecanismo legal, para que os municípios possam realizar o pagamento aos farmacêuticos.
A participação de todos os farmacêuticos do Programa Farmácia de Minas é muito importante, como ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.
“Até que enfim, conseguimos essa reunião para debatermos essa pauta tão importante para os colegas do Farmácia de Minas. Esse é o momento para pressionarmos as autoridades para que elas entendam essa dor do farmacêutico que há anos reivindica esse direito”, acrescenta a presidente.
Foram convidados para participar da reunião o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor; o farmacêutico Roberto Sant’Anna, representante do CRF/MG no Conselho Estadual de Saúde; o farmacêutico Gean Lucas de Araújo Alves, representando o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig); o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosemns), Edvaldo Farias; a ex-coordenadora do Programa de Farmácia de Minas no município de Vespasiano, Grasciely Aparecida Vilarino de Souza; o coordenador da Assistência Farmacêutica do Município de Araçaí e a participação da farmacêutica Grazielle Dias da Silva, da Superintendência Estadual de Assistência Farmacêutica da SES-MG.
Farmacêutico, a hora é agora e a sua participação é fundamental!
Mapa do Site