Estão suspensos por 90 dias o credenciamento de novos cursos EaD, modalidade a distância, para a graduação em Farmácia e de várias outras áreas. Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 2.041, publicada nessa quarta-feira, 29/11, explica o “sobrestamento de processos de autorização de cursos superiores”. Além do curso de Farmácia, 15 graduações de outras áreas diversas também não terão o credenciamento.
Conforme descrito na publicação, “o sobrestamento de que trata esta Portaria terá o prazo de noventa dias, para fins de conclusão da elaboração de proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância - EaD, prevista na Portaria nº 1.838, de 14 de setembro de 2023.”
O CRF/MG que defende há anos a suspensão do curso de Farmácia nessa modalidade, considera um avanço e comemora a decisão do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nessa quarta-feira, 29/11.
“A mobilização e atuação do CRF/MG, do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos de Ordem Profissionais (COP) foram fundamentais para que o MEC tomasse essa acertada decisão. Ficamos felizes, mas esperamos que não seja somente por 90 dias e sim definitivo, levando-se em consideração a saúde da população”, comemora a presidente Júnia Célia de Medeiros.
Ela acrescenta que essa conquista vem sendo buscada há anos, por meio das mobilizações, participação do CRF/MG nas audiências públicas, na divulgação das informações à categoria sobre a importância da união dos profissionais para barrar a graduação em Farmácia EaD.
Cursos suspensos
Conforme a Portaria do MEC, estão suspensas a autorização para credenciamento do ensino a distância dos seguintes cursos:
-Biomedicina
-Ciências da Religião
-Direito
Educação Física
-Enfermagem
-Farmácia
-Fisioterapia
-Fonoaudiologia
-Geologia/Engenharia Geológica
-Medicina
-Nutrição
-Oceanografia
-Odontologia
-Psicologia
-Saúde Coletiva
-Licenciaturas em qualquer área
Leia na íntegra a Portaria do MEC
Mapa do Site