Essa semana, 25 e 26 de julho, a cidade de Montes Claros será sede do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS, criado pelo Conselho Federal de Farmácia com parceria do CRF/MG. O objetivo do projeto, lançado em 2017, é capacitar o farmacêutico a atuar de forma integrada às equipes de saúde, ofertando serviços como acompanhamento a pacientes com hipertensão, diabetes, asma e doenças mentais, entre o desenvolvimento de outras habilidades.
Na ocasião, será realizado o primeiro de seis módulos, que abrangem desde a introdução ao tema até pontos mais específicos, como problemas de saúde autolimitados, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 1 e 2, fitoterápicos e saúde mental. A cidade de Pouso Alegre também foi contemplada como um dos polos para receber o projeto, que acontece no sul de Minas em outubro.
Belo Horizonte já havia sido contemplada com um desses pólos em 2017, assim como as cidades de Goiânia (Goiás), Campo Grande (Mato Grosso), Toledo (Paraná), Manaus (Amazonas) e Volta Redonda (Rio de Janeiro). Com a abertura de mais 15 pólos em todo o país, assessores do CRF/MG viabilizaram a implantação dos pólos também em outras regiões do Estado, descentralizando e democratizando o acesso do farmacêutico mineiro a esse tipo de capacitação. O assessor do CRF/MG, Gabriel Barbosa, se reuniu com profissionais das cidades de Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre e Uberlândia esclarecendo dúvidas e auxiliando na organização da documentação necessária à inscrição do pólo interessado em participar do projeto, que foi aprovado pelo CFF nas cidades do norte e sul do Estado.
Mapa do Site