Mulheres que inspiram outras mulheres

Comunicação CRF/MG - 12/03/2020 às 16:47:19

Mulheres que inspiram outras mulheres

Alegria e emoção. Esses foram os sentimentos que dominaram a noite de ontem, 11, durante evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, aqui na sede do CRF/MG. A apresentação da comissão da mulher farmacêutica, agora denominada Grupo de Trabalho Técnico da Mulher (GTTM), foi um dos pontos altos da celebração. Criada em 2017, foi desativada durante dois anos, mas agora volta com força total.

A nossa presidente Júnia Célia de Medeiros deu as boas-vindas aos colegas lembrando a importância da comissão da mulher, pioneira nos demais Conselhos de Farmácia do país, que vai contribuir com a diretoria em pautas importantes para as farmacêuticas, que são 71% dos profissionais mineiros.

“Como em outras áreas, somos maioria, e precisamos ocupar o nosso espaço, no trabalho e em outras áreas de nossas vidas. Para termos ideia, dos 27 CRFs, somente oito são presididos por mulheres. Também somos apenas oito ocupando as cadeiras de conselheiras federais no CFF. Cenário que nós podemos mudar”, destacou. A presidente também ressaltou que as mulheres enfrentam altas taxas de feminicídio, estupro e discriminação. “Nós queremos respeito, valorização profissional e ficar vivas”, ressaltou Júnia.

Uma comissão de respeito

Um dos momentos mais esperados foi a apresentação da comissão de mulher farmacêutica – Grupo Técnico de Trabalho da Mulher (GTTM) – coordenada pela professora e conselheira federal suplente Elaine Baptista. Como disse a coordenadora, “a comissão será um espaço de discussão, de diálogo, das demandas de interesse das colegas farmacêuticas”.

Integram o GTTM as farmacêuticas Bárbara Taciana Furtado, Elaine Cristina Coelho Baptista,  Gizele Souza Silva Leal, Júnia Dark Vieira Lelis, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Thaís Rolla de Caux e Tânia Azevedo Anacleto.

Palestras

A deputada estadual Ana Paula Siqueira (REDE) encantou os participantes ao abordar o tema “Empoderamento feminino: os desafios nos espaços público e privado”. Assistente social e professora, Ana Paula falou das suas origens simples, história semelhante a de milhões de brasileiras, e as barreiras que enfrenta diariamente para se manter num mundo que ainda é majoritariamente masculino.

A parlamentar elogiou o CRF/MG pela reativação da comissão da mulher e pela pauta do evento. “Este Conselho está um passo à frente. É extremamente importante ter esse olhar voltado para a mulher. Manter esse fórum feminino é ter um olhar sensível e dar importância a problemas tão sérios que nós mulheres enfrentamos no dia a dia. Precisamos debater e trabalhar para reduzir os cerca de 400 casos diários de violência contra a mulher, registrados em Minas”, disse a deputada.

A última palestra ficou por conta da Ana Marinho, advogada e membro do GT Direitos Humanos da ONU. Ela contou sobre sua experiência na ONU, onde esteve ano passado, e como a igualdade de gênero muda o mundo.

Inspiração

O encontro foi marcado ainda por uma homenagem às farmacêuticas. As homenageadas são algumas das mulheres cuja trajetória profissional inspira outras mulheres.

“Nossa intenção é lembrar que todas nós somos fontes de inspiração para outra mulher e com empatia, sororidade e respeito, podemos nos ajudar mutuamente”, concluiu a presidente Júnia.

Homenagem

No mês dedicado à Mulher, com M maiúsculo mesmo, o CRF/MG tem orgulho em lembrar que você é uma Farmacêutica que inspira e pode inspirar ainda mais outras Mulheres!