É segurança no uso de medicamentos a dispensação correta e o entendimento do paciente sobre a farmacoterapia prescrita. As receitas ilegíveis são problemas que caem nas mãos do farmacêutico que fazem o exercício da interpretação, na tentativa de ajudar o paciente. No entanto, esse é um problema gravíssimo e que pode provocar erro na dispensação e o próprio paciente em sua casa não entender o horário ou a dose a ser tomada.
Nesse mês de alerta para o Uso Racional de Medicamentos, cuja campanha do CRF/MG é “Orientação correta garante a dose certa”, a receita ilegível é um dos problemas que contribui para agravar erros de medicação.
Em dezembro do ano passado, o CRF/MG se reuniu com o Conselho Regional de Medicina para alinhar uma solução para esse problema das receitas ilegíveis e também alertou os farmacêuticos para notificarem o recebimento das mesmas no site.
Para isso, o Conselho disponibilizou aos farmacêuticos e à sociedade um formulário eletrônico para o encaminhamento das prescrições ilegíveis gerando, a partir disso, dados para que todos os conselhos de classe da área da Saúde de Minas Gerais possam orientar seus profissionais e já recebeu várias reclamações e receitas de difícil compreensão.
O formulário está disponível em: https://www.crfmg.org.br/site/Projeto/receitaIlegivel
Mapa do Site