Saiba como enviar manifesto aos deputados contra a venda de medicamentos em supermercados

Comunicação CRF/MG - 07/06/2022 às 16:15:18

Saiba como enviar manifesto aos deputados contra a venda de medicamentos em supermercados

O CRF/MG, por meio de sua diretoria, tem ressaltado a necessidade da união dos profissionais para barrar o Projeto de Lei nº 1.774/2019, que libera a venda de medicamentos em supermercados, pois considera a aprovação um retrocesso na profissão farmacêutica.

De acordo com a presidente Júnia Célia de Medeiros, a única forma de barrar o projeto de lei que está para ser votado em caráter de urgência é com a mobilização de toda a categoria pressionando os parlamentares a votarem contrários. “Precisamos unir nossas forças para pressionarmos os deputados estaduais e federais a votarem contrários a esse projeto de lei que considera medicamento como mercadoria. Mesmos os medicamentos isentos de prescrição, os MIP’s, precisam da correta e segura dispensação, incluindo a orientação do farmacêutico. Não podemos compactuar com mais essa ameaça à nossa profissão”, ressalta a presidente.

Todo farmacêutico pode fazer a sua parte nessa mobilização. Para isso, preparamos uma nota de repúdio como texto base, que está abaixo, para ser encaminhado aos parlamentares estaduais e federais.  Clique para acessar as listas de e-mails dos deputados estaduais e federais

Participe dessa mobilização votando DISCORDO TOTALMENTE na enquete do PL 1774/2019

 

Nota de Repúdio e solicitação de apoio do Legislativo

CONTRA A VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS

Excelentíssimo (a) Deputado (a),

Como profissional farmacêutico, venho manifestar repúdio à proposta apresentada no Projeto de Lei nº 1.774/2019, do senhor Deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), que acrescenta o §2o ao Art. 6º da Lei no 5.991/1973, para autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição (MIP’s).

Acompanhando os movimentos das agências de saúde internacionais, o governo brasileiro investiu esforços para o aprimoramento das regras sobre produção e a venda de medicamentos no país, elevando nossos padrões, de forma a proteger a população contra a venda de medicamentos de má qualidade e potencialmente perigosos. A adequação técnica e sanitária das farmácias e drogarias, bem como a presença do profissional farmacêutico em período integral, garante que os pacientes recebam medicamentos seguros, que sejam acolhidos e orientados para o uso correto dos mesmos. O Brasil conta atualmente com 234.301 profissionais e 89.879 farmácias e drogarias comerciais registrados nos quadros dos Conselhos Regionais de Farmácia.

Considerando que o índice médio indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que exista uma farmácia para cada grupo de 10 mil pessoas, a população seria suficientemente suprida por cerca de 21.466 estabelecimentos. Contudo, contata-se que nosso país dispõe de um número de farmácias e drogarias quatro vezes maior que o recomendado. As farmácias e drogarias são os estabelecimentos de saúde melhor distribuídos e mais acessíveis à população. Os medicamentos vendidos, mesmo quando isentos de prescrição médica, carecem de correto manejo, avaliação, orientação e dispensação, que somente pode ser realizada pelo farmacêutico. Não podemos permitir que interesses mercantilistas submetam a população ao uso indevido de medicamentos e usurpem desta o direito de ser atendida por um profissional de saúde.

Dessa forma, SOU CONTRA o PL nº 1.774/2019 e tantos outros que mascaram o interesse coletivo e colocam em risco a saúde da população brasileira.

Solicito de Vossa Excelência o apoio para que esse projeto de lei, que significa um retrocesso para a saúde pública, não seja aprovado.

 

 

 

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: