Vote NÃO e contribua para barrar a venda de MIPs em supermercados. Medicamento não é mercadoria!

Comunicação CRF/MG - 01/06/2022 às 16:41:37

Mais uma vez, volta à tona a polêmica sobre a liberação da venda de medicamentos em supermercados. Depois de anos da conquista obtida com a Lei 13021/2014, que reconhece as farmácias como estabelecimentos de saúde, sendo os locais apropriados para a dispensação de medicamentos, um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, se aprovado, pode provocar um retrocesso na profissão farmacêutica.

Trata-se do Projeto de Lei nº 1774/2019, que prevê a venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares, que está para ser votado em caráter de urgência. Dessa forma, o CRF/MG, solicita novamente a mobilização dos farmacêuticos mineiros para barrar esse projeto.

Os profissionais podem participar enviando e-mails aos deputados federais e estaduais eleitos por Minas Gerais solicitando-os que votem contrários ao PL, que pode trazer vários prejuízos à saúde da população.

Na tentativa de sensibilizar os parlamentares, o CRF/MG enviou ofício e nota de repúdio aos deputados solicitando o voto contrário ao PL. Mas, somente com a participação de todos é possível impedir a sua aprovação.

“Mesmos os medicamentos isentos de prescrição, os MIP’s, precisam da correta e segura dispensação, incluindo a orientação do farmacêutico. Não podemos compactuar com mais essa ameaça à nossa profissão. Esse tema sempre volta à pauta na Câmara, pois há sempre um parlamentar pronto para defender outros interesses mercantilistas que não são os da população, infelizmente. Medicamento não é mercadoria! Por isso, é hora de nos unirmos ainda mais para barrarmos essa ameaça”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

A presidente sugere que ao enviar o e-mail aos deputados solicitando o voto contrário ao PL, que seja anexada também a nota de repúdio elaborada pelo CRF/MG.

Confira a lista de e-mails dos deputados estaduais e federais por Minas Gerais

Confira e anexe ao e-mail a Nota de Repúdio

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS