Sejam bem-vindo(a) a Campanha para "Setembro Amarelo: Campanha de Promoção da Saúde Mental". ?
A campanha tem o intuito de realizar de maneira Institucional, no âmbito do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG), a campanha anual de promoção da saúde mental Setembro Amarelo.
O farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população e que está na ponta do tratamento no momento da dispensação de medicamentos para tratamento e prevenção da saúde mental. A importância de conscientizar a população sobre o cuidado da saúde mental, além da física, e também em desmistificar algumas crenças sobre transtornos mentais.
O mês de setembro é simbolizado pela cor Amarela sendo o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Dito isso, enquanto profissionais capacitados e atentos sobre o tema, precisamos levar nossas orientações para dentro de cada lar, e neste ano desenvolvemos materiais que possam capacitar você, farmacêutico, para ser multiplicador e protagonista de orientação para a população da nossa campanha.
Queremos levar orientação para o maior número de pacientes!
Contamos com você, farmacêutico(a), para ser nosso parceiro na promoção do cuidado.
CAMPANHA
Setembro Amarelo: Juntos pela Saúde Mental
A Campanha Setembro Amarelo terá início no começo deste mês e, ao longo de todo o período, farmacêuticos(as) de todo o Estado poderão participar ativamente da ação em seus locais de trabalho.
Profissionais podem utilizar os materiais disponibilizados pelo CRF/MG para realizar a campanha em diferentes espaços de atuação, como farmácias, drogarias, postos de saúde, laboratórios de análises clínicas e durante a dispensação de medicamentos.
CAPACITACAO
A Campanha de Promoção da Saúde Mental tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, além da saúde física, além de desmistificar crenças e estigmas relacionados aos transtornos mentais.
Os cursos foram desenvolvidos pelo Grupo Técnico de Trabalho em Saúde Mental com o propósito de orientar os(as) farmacêuticos(as), para que possam conduzir a campanha em seus ambientes de trabalho e também em suas comunidades, promovendo o cuidado e o acolhimento em saúde mental de forma efetiva.
PALESTRANTES
Dra. Stael Maria Costa
Farmacêutica do Caps de Varginha. Abordadora Técnica a Tentativas de Suicídio. Conselheira Regional do CRFMG e Coordenadora do GT de Saúde Mental.
Dra. Elza de Oliveira Sebastião
Graduada em Farmácia (UFMG, 1992), Mestre em Epidemiologia (UFMG, 1997) e Doutora em Ciências Farmacêuticas (USP, 2005), área de concentração em ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. Professora titular da Escola de Farmácia da UFOP. com atuação profissional (ensino, pesquisa aplicada, extensão e atividades administrativas) em Assistência Farmacêutica, Cuidado Farmacêutico, Educação em saúde, Bioética, Humanização dos Cuidados em Saúde e Habilidades de Comunicação aplicadas à clínica.
Dra. Luana Amaral Pedroso
Farmacêutica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em ciências farmacêuticas (UFOP) e mestre em medicamentos e assistência farmacêutica (UFMG). Especialista em saúde do idoso pela residência multiprofissional em saúde do HC-UFMG. Farmacêutica da farmácia universitária da UFOP onde atua na preceptoria de estágios, cuidado farmacêutico e farmacovigilância na atenção primária à saúde. Membro do grupo técnico de trabalho em saúde mental do CRF-MG.
Dra. Luciene Alves Moreira Marques
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996); Mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012); Especialista em Fitoterapia pela Faculdade Eficaz (2014); Especialista em Cosmetologia pela Universidade de Franca\Instituto IPUPO (2016); Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas; Experiência na área de Farmácia clínica; Ministrante das disciplinas de Atenção Farmacêutica, Deontologia e Legislação Farmacêutica; Estágio em Atenção Farmacêutica, Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia; Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2 ed., 2008; Atenção Farmacêutica em distúrbios maiores, 2 ed., 2013; Atenção Farmacêutica nos Transtornos de humor, 1 ed., 2013; Orientadora do estágio em dispensação na Farmácia Universitária da UNIFAL-MG de fevereiro de 2005 a fevereiro de 2015; Coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG (NAFAU) desde 2012; Coordenadora do Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica que ocorre a cada dois anos; Orientadora do curso de Especialização EAD em Gestão da Assistência Farmacêutica promovido pela UFSC, UNA-SUS, MS; Atuação como Diretora técnica da Farmácia Universitária da UNIFAL de 2013-2014.