O farmacêutico está autorizado a trabalhar como responsável técnico conforme a Resolução do CFF nº 654, de 22 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico e dá outras providências.
Para isso, o profissional precisa seguir a diretrizes descritas na resolução para se habilitar e estar apto para trabalhar nesta área. O Conselho Federal de Farmácia disponibiliza cursos gratuitos sobre o serviço de vacinação por farmacêutico. Estão disponíveis duas opções: a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas que devem ser realizadas pela plataforma edufarma.cff.org.br. A segunda é destinada aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais.
Público: Farmacêuticos e estudantes.
Módulo 1 - Dra. Karina Chiuratto
Caminhos da Imunização e conscientização de vacinas no Brasil
Módulo 2 - Dr. Rodrigo Valentim
Associação das melhores práticas em imunização: o que é importante na padronização do serviço.
-
O papel do farmacêutico na sala de vacinação;
-
A prática e o dia a dia da sala de vacinação;
-
Possibilidades do mercado de vacinação para o farmacêutico.
PALESTRANTES
Dr. Rodrigo Valentim
Farmacêutico Generalista com especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo IPOG/MG, habilitado em Imunização Humana pelo CFF/CRF-MG, com 23 anos de experiência prática em drogaria.
Dra. Karina Chiuratto
Possui graduação em Farmácia pela PUCPR e mestrado em Bioquímica pela UFPR. Atuou como Gestora da Qualidade em laboratório de análises clínicas, onde implementou e coordenou o serviço de vacinação. Fundou a empresa Vacynlife - Clínica de Imunização Humana, localizada na cidade de São José dos Pinhais e a Célula Farmacêutica em Imunização Humana do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná. Atualmente, é professora do curso de Capacitação para Farmacêuticos em Serviço de Vacinação pela Faculdade IBRAS, leciona no curso de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica Avançada pelo ABRAFARMA (módulo - Imunização e Administração de Vacinas) e Diretora técnica do curso de Vacinação por Farmacêuticos do Conselho Federal de Farmácia. Atua também como consultora na implantação de serviço de vacinação em farmácias, clínicas e laboratórios pelo Brasil; Idealizadora do curso on-line Vacinação.